2 anos do rompimento de Fundão: acompanhe a evolução dos trabalhos de reparação e compensação

 

O conjunto de trabalhos de reparação e compensação em curso na área impactada pelo rompimento da barragem de rejeitos minerais de Fundão (Mariana-MG), em 5 de novembro de 2015, tem avançado nesses 2 anos após o ocorrido.

Esta matéria busca levar até os seguidores do Portal da Mineração um breve relato dos principais destaques dessa atuação em prol da região atingida e de seus moradores.

Fundação à frente da gestão das ações

A Fundação Renova é responsável por gerir os programas de reparação, restauração e reconstrução das regiões impactadas pelo rompimento da barragem de Fundão (Mariana-MG), ocorrido em novembro de 2015.

As mineradoras participam da Fundação. O diálogo com as comunidades norteia as ações da Renova que busca compensar, de forma eficiente e transparente, o que não é passível de remediação.

Recuperar a bacia hídrica, reassentar os moradores e indenizar todas as famílias que sofreram perdas devido ao acidente são suas prioridades.

Navegue pelo Mapa da Reparação

A Fundação divulga em seu site um mapa interativo (imagem acima) para que o internauta navegue e conheça o andamento dos trabalhos de reparação e compensação.

É um processo complexo e de longo prazo, com ações que começam em Mariana e seguem ao longo do Rio Doce.

Renova fundada em 2016

A instituição nasceu em 2016, a partir de um Termo de Ajustamento de Conduta (TTAC).

O documento foi assinado pela Samarco Mineração e suas acionistas – Vale e BHP Billiton – e, também, por instituições e órgãos do governo federal e dos estados de Minas Gerais e Espírito Santo.

Acesse o site da Renova – http://www.fundacaorenova.org

 

Minidocumentários revelam trabalhos de reparação e compensação

Uma série de minidicumentários em vídeo mostra a evolução dos trabalhos de reparação e compensação na área impactada pelo rompimento da barragem de rejeitos de minérios de Fundão, em Mariana (MG). São ações que visam recuperar o meio ambiente e reparar os danos sociais.

Há vários títulos disponíveis, entre os quais:

  • Conheça mais sobre os programas e desafios da Fundação Renova
  • Reconstrução de Vilas: Entenda o processo de reassentamento conduzido pela Renova
  • Foz do Rio Doce: Conheça o trabalho da Renova no litoral do Espírito Santo
  • Reserva Técnica: Conheça o trabalho de recuperação do patrimônio histórico
  • Recuperação de Nascentes: Veja como funciona esta ação de compensação ambiental
  • Rejeitos: Entenda as ações da Fundação Renova para a contenção e manejo de rejeitos
  • Economia Local: Veja como a Fundação Renova apoia a economia dos locais atingidos
  • Barra Longa: Veja em que ponto está a reforma da cidade
  • Candonga: Conheça os trabalhos de recuperação da usina

Assista aos vídeos: https://www.youtube.com/channel/UCDqpGGpWspbsOL_QfMXw16g

 

 

Manejo de Rejeitos

O Plano de Manejo de Rejeitos foi elaborado com muito cuidado pela equipe da Fundação Renova em parceria com especialistas, acadêmicos e organizações da sociedade civil. Após a realização de três workshops sobre o tema, o Plano foi consolidado, protocolado e, após mudanças, agora aguarda a aprovação final dos órgãos ambientais.

No momento, a Renova está trabalhando em uma área piloto no Rio Gualaxo do Norte. Após aprovação do piloto, o Plano será executado nos demais trechos dos cursos d’água atingidos e disponibilizado para consulta no site.

É importante ressaltar que o manejo de rejeitos não representa a remoção total do resíduo liberado para o meio ambiente. Existem diversos tipos de tratamento e recuperação ambiental das áreas afetadas sem necessariamente remover o material. A aplicação do Plano de Manejo fornecerá a melhor tomada de decisão, considerando o menor impacto socioambiental.

Conheça o Plano de Manejo de Rejeitos:

Com informações da Fundação Renova

 

0
0