5 vantagens da parada preditiva para a indústria de mineração

Alinhada às iniciativas da Indústria 4.0, a manutenção preditiva é uma aspiração para clientes industriais e pode assegurar a redução de altos custos na operação. Para complementar ou até mesmo substituir manutenções ineficientes, as manutenções baseadas em cronogramas, com softwares, prometem reduzir falhas de equipamentos e paradas não planejadas, além de melhorar a segurança e aprimorar linhas de produção.

Sobretudo na indústria de mineração, uma parada inesperada pode custar milhares de dólares, ao passo que a perda de produtividade pode custar milhões. A atuação da Metso, líder mundial no setor de indústrias de mineração, agregados, reciclagem, petróleo, gás, celulose e papel e indústrias de processos, é totalmente alinhada ao conceito de Indústria 4.0, com treinamento em manutenção preventiva e preditiva e na área de processos, apresenta ao cliente as melhores práticas para o processamento do mineral. Dessa forma, a companhia consegue atuar na melhoria da planta como um todo, desde a extração do minério até a última etapa do processo – que é a flotação e a filtragem do material – ou até o peneiramento e classificação do material final como produto (níquel, pedra, brita, areia, ouro etc). Com a inclusão de tecnologias, de softwares e de hardwares de controles de processos a Metso assegura a estabilidade operacional no melhor nível possível.

A parada preditiva garante ainda a melhoria da capacidade produtiva da planta, sempre com foco em sustentabilidade, redução de custos globais e em aumento de produtividade. A força motriz por trás dessa mudança tem sido os avanços implacáveis em armazenamento de dados, semicondutores, softwares e redes. Agora é economicamente e tecnicamente viável integrar funcionalidades de TI em uma gama muito maior de dispositivos ou ambientes e alcançar resultados significativos.

O VP de serviços da Metso Brasil, Anderson Brini, lista abaixo cinco vantagens da parada preditiva para a indústria de mineração.

1.    Redução do custo da parada – a parada preditiva substitui apenas as peças que estão no fim da vida útil – sem precisar trocar peças que estão boas – reduzindo o custo total da parada. Uma parada não programada pode gerar danos a peças que não seriam substituídas em uma preditiva;

2.    Tempo de parada programado – a segunda vantagem é poder mensurar exatamente quanto tempo a produção ficará parada, já que a tecnologia aplicada mostra todos os itens de substituição ou manutenção, sendo possível utilizar os KPIs definidos. Na parada corretiva, por exemplo, pode ocorrer danos em que não estavam sendo considerados para substituição, tornando o tempo de parada maior e sem um planejamento adequado;

3.    Garantia da disponibilidade física da máquina – uma das vantagens da parada preditiva é a de contar com a previsibilidade da troca de peças, aumentando a disponibilidade física do equipamento (DF), evitando paradas fora dos intervalos de manutenção, o que reduz significativamente a DF;

4.    Maior vida útil do equipamento – atuar preventivamente permite ter uma previsibilidade de vida útil do equipamento, evitando a substituição antes da vida útil normal dele. Sem a manutenção preditiva a máquina entra em regime de colapso – sendo a única solução a substituição do equipamento -, dessa forma a prevenção garante que o equipamento opere bem com o KPIs adequados;

5.    Manutenção da capacidade produtiva do equipamento – Com as paradas preditivas é possível ter a garantia de que a máquina vai operar dentro da capacidade projetada para o uso. Sem a parada preditiva, com ocorrências de manutenções não programadas, o equipamento pode ter redução da capacidade produtiva, limitando a produtividade do equipamento ao longo do tempo.

Sobre a Metso

A Metso é líder mundial no setor de indústrias de mineração, agregados, reciclagem, petróleo e gás, papel e celulose e indústrias de processos. Ajudamos nossos clientes a melhorar sua eficiência operacional, reduzir riscos e aumentar a lucratividade usando nossos conhecimentos únicos, pessoas experientes e soluções inovadoras para construir formas novas e sustentáveis de crescimento em conjunto.

Nosso portfólio de produtos oferece equipamentos e sistemas para mineração e construção, além de válvulas de controle. Nossos clientes são suportados por uma rede global com mais de 80 centros de serviços e cerca de 6 mil profissionais de serviços. A Metso é estritamente rigorosa quanto à segurança.

As ações da Metso estão listadas na NASDAQ OMX Helsinki, Finlândia, em 2016, as vendas líquidas da Metso alcançaram 2,6 bilhoes de euros. A Metso emprega mais de 11 mil especialistas em 50 países. Expect Results.

Para mais informações, acesse http://www.metso.com.br/brasil/

1
0