Alunos da rede pública de ensino terão aulas de empreendedorismo em três municípios da região

Mineração Apoena firma parceria com o Sebrae e as Prefeituras para a implementação do programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos

Neste ano, cerca de 2 mil alunos da rede municipal terão aulas de empreendedorismo por meio do curso Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), uma iniciativa do Sebrae. Em Pontes e Lacerda, Porto Esperidião e Vila Bela da Santíssima Trindade, o JEPP contará com o apoio da Mineração Apoena para a sua implementação. A empresa fornecerá os materiais que serão necessários para a realização da feira de negócios, última etapa do programa.

 “Acreditamos que não há nada mais transformador do que a educação. Nos sentimos honrados em apoiar o ensino do empreendedorismo para as crianças e adolescentes da região. A disciplina já faz parte da grade curricular de escolas em outros países há muito tempo, mas ainda é novidade no Brasil. Temos a certeza de que o JEPP contribuirá, no longo prazo, para o desenvolvimento de outras atividades econômicas nos três municípios, resultando em mais oportunidades para a população”, destacou Jorge Camargo, gerente-geral da Mineração Apoena.

 A capacitação dos professores terá início em fevereiro. Eles serão responsáveis por ministrar a disciplina a milhares de alunos, de 70 turmas, em cinco escolas: Alcides Franco da Rocha e Sanária Silvéria de Souza, em Pontes e Lacerda; Dom Antonio Rolim de Moura, em Vila Bela da Santíssima Trindade; e as instituições de ensino das Vilas Cardoso e Picada, de Porto Esperidião.

 “Por meio de atividades lúdicas, a educação empreendedora sensibiliza os estudantes a assumirem riscos calculados, a tomarem decisões e a terem um olhar observador para que possam identificar, ao seu redor, oportunidades de inovações, mesmo em situações desafiadoras”, ressalta Diego Vaz Almeida, gerente da Agência Sebrae de Cáceres.

Para cada série, haverá um tema. Confira:

  • 1º ano: O mundo das ervas aromáticas
  • 2º ano: Temperos naturais
  • 3º ano: Brinquedos ecológicos
  • 4º ano: Locadora de produtos
  • 5º ano: Sabores e cores
  • 6º ano: Ecopapelaria
  • 7º ano: Artesanato sustentável
  • 8º ano: Empreendedorismo social
  • 9º ano: Novas ideias, grandes negócios

“As parcerias são vistas com bons olhos pela administração pública municipal atual, pois quando abrimos as portas da Educação para que novas metodologias e novos investimentos externos entrem, observamos avanços significativos na fluidez do processo de ensino-aprendizagem do aluno. Outro fator estimulante é o envolvimento de toda a comunidade escolar, pois além de vir ao encontro das diretrizes constitucionais tangenciadas à educação, gera-se maior comprometimento e envolvimento dos pais e responsáveis. Por fim, cabe a nós agradecer a abertura do Sebrae em desenvolver esse projeto e sobretudo enaltecer a Mineração Apoena que não mede esforços para que as limitações financeiras/orçamentárias não sejam barreiras intransponíveis no avanço da pedagogia de projetos e, consequentemente, colaborar com o desenvolvimento da educação municipal de Pontes e Lacerda”, enfatiza Alan Henrique Monteiro de Oliveira, Secretário Municipal de Educação e Cultura de Pontes e Lacerda.

 Sobre a Mineração Apoena

A Mineração Apoena iniciou suas atividades no Mato Grosso com a aquisição das unidades São Francisco e São Vicente em 2010. Hoje, atua na região por meio das unidades São Francisco, localizada em Vila Bela da Santíssima Trindade, e Ernesto/Pau-a-Pique, que fica em Pontes e Lacerda e Porto Esperidião.

0
0