ArcelorMittal apoia Prefeitura de BH na construção de laboratório de testes do coronavírus

A Prefeitura de Belo Horizonte, com apoio da ArcelorMittal, entrega à população o Laboratório Municipal de Biologia Molecular, localizado no bairro Carlos Prates, na próxima segunda-feira (22.6). O espaço de 123 m² – que será um importante aliado no combate ao coronavírus – permitirá a realização de testes diários da covid-19 e ampliará a rede de diagnóstico e de controle da doença na capital mineira. O espaço foi totalmente reformado pela ArcelorMittal. A obra teve início no mês de abril e abrangeu melhorias estruturais, elétricas, hidráulicas e térmicas.

Neste primeiro momento, o laboratório realizará 320 testes diários, totalizando cerca de 1,5 mil testes/mês. Serão oito profissionais da área da saúde no atendimento aos pacientes e o espaço terá funcionamento de segunda à sexta das 7h às 19h. Além da oferta ampliada do exame, o laboratório ajudará a diminuir o tempo de espera para o diagnóstico da doença. No local serão analisados os testes do tipo RT-PCR, efetivo para identificação do vírus na fase inicial da doença.

Laboratório Municipal de Biologia Molecular.

Além de processar os exames de residentes de Belo Horizonte, a unidade também será responsável por realizar as etapas iniciais do RT-PCR para outros laboratórios que compõem a rede conveniada da Fundação Ezequiel Dias (Funed). “O laboratório é mais um importante ganho para a população de Belo Horizonte, pois amplia a oferta de exames para covid-19, o que auxilia nas ações de enfrentamento à doença. Futuramente, no local serão realizados testes para diagnóstico de outros vírus, contribuindo para o planejamento dos trabalhos de prevenção e assistência às doenças respiratórias”, explica o secretário municipal de Saúde, Jackson Machado Pinto.

Inicialmente, o trabalho começa com a realização em menor escala e, gradativamente, será ampliado. A realização dos exames na rede municipal reduzirá significativamente a demanda do laboratório da Funed, que, até o momento, processa os testes diagnósticos do coronavírus para todos os serviços públicos de Minas Gerais. “A ArcelorMittal está mobilizada no combate à pandemia e é o momento de unirmos forças e trabalharmos em rede, colaborativamente. Com a entrega do laboratório, contribuímos diretamente na ampliação do atendimento de saúde à população de BH e na identificação rápida da doença”, afirma Jefferson De Paula, CEO ArcelorMittal Aços Longos LATAM.

A Aperam South America, empresa líder no Brasil na produção de aços planos inoxidáveis, elétricos e carbono, doou 1,2 toneladas de aço inox que será utilizado no revestimento das bancadas do laboratório. O material é essencial para garantir a assepsia correta do ambiente para que as equipes trabalhem com segurança, seguindo as normas de saúde e de manipulação de materiais genéticos.

Para Frederico Ayres Lima, presidente da Aperam, a ajuda vai além do produto em si, mas traduz a dedicação da empresa e seus empregados para fazerem a diferença em meio a pandemia. “Temos atuado em diversas frentes solidárias nesse momento e o apoio na construção de algo que irá ajudar ativamente, e de forma efetiva, no combate ao vírus, através de uma ampliação da testagem molecular do vírus, é especial. Muito além do aço inoxidável, estamos doando segurança e acreditando na importância da ciência para vencermos esse momento desafiador” ressalta Ayres Lima.

Serviço
Local: Laboratório de Biologia Molecular – Prefeitura de Belo Horizonte
Endereço: Rua Frederico Bracher Júnior, 103 – Carlos Prates
Funcionamento: Segunda à sexta – 7h às 19h

#MineraçãodoBrasil #MineraçãoContraoCovid19

0
0