Atenção responsável com os empregados é peça chave na competitividade e reputação da Anglo American

O Portal da Mineração apresenta uma série de matérias que evidenciam iniciativas voltadas à saúde e a segurança do trabalhador na indústria da mineração. O objetivo da coletânea é reunir materiais que mostram a importância de estimular tanto as empresas quanto os colaboradores a adotarem atitudes seguras e, assim, promover um ambiente de trabalho mais saudável.

Mineradora Anglo American investe em política e prevenção de segurança de seus funcionários, patrimônio intangível da organização. A empresa trabalha com extração de platina, cobre, níquel, minério de ferro, entre outros metais preciosos e completou recentemente 100 anos de fundação.

Atitudes humanitárias, preocupadas com o bem-estar dos empregados, fazem parte do cotidiano das empresas modernas de mineração. Esse comportamento está atrelado ao rendimento profissional. Uma pessoa plenamente saudável não é complemento e sim suplemento de uma empresa. Essa ação faz a diferença:  aumenta a produtividade e permite que a empresa se torne mais competitiva.

Quem confirma isso é o gerente de Saúde e Segurança do Trabalho do projeto Minas-Rio, da Anglo American, Mauricio Guadalupe. A Anglo American é empresa global de mineração diversificada e acredita que as pessoas são o coração do negócio. “São elas que utilizam as mais recentes tecnologias para encontrar novos recursos, planejar e construir nossas minas e que mineram, processam, transportam e comercializam os nossos produtos – desde diamantes (por meio da companhia De Beers) até a platina, outros metais preciosos e cobre – para os nossos clientes ao redor do mundo”, explica Maurício.

Ele sugere que todo o setor implemente políticas de Segurança e Saúde no Trabalho (SST) para não que ocorram problemas nessa área. “As questões relacionadas à SST, se não gerenciadas adequadamente, causam prejuízo significativo para a empresa. Análises da Organização Internacional do Trabalho (OIT), por exemplo, apontam que, a cada dólar que se deixa de gastar com segurança, há perda de outros cinco dólares com acidentes e outras perdas materiais”, afirma.

Entre as iniciativas da Anglo American voltadas para o incentivo de práticas seguras do trabalho está a observação planejada de tarefa. O líder, junto a um profissional de segurança, vai a campo para verificar como os procedimentos estão sendo cumpridos, passo a passo. “Quando a gente vai a campo, é possível ver se o procedimento está sendo efetivo, o que pode ser mudado e o que precisa ser eliminado. Outra iniciativa é o Dia Mundial da Segurança, uma data escolhida anualmente pelo Grupo Anglo American para uma reflexão especial sobre o tema. A cada ano, o Dia Mundial da Segurança aborda um tema e, meses antes, todos os empregados do Grupo são convidados a participar de discussões sobre o assunto”.

0
0