Benefício fiscal e tributário é tema de palestra no Mining Hub

Na última segunda-feira (11.3), o Mining Hub/Hub da Mineração recebeu o engenheiro da Vale, Geraldo Barbosa, para um bate-papo sobre o benefício fiscal e tributário em pesquisa e inovação. O evento foi aberto ao público.

 No encontro foram mostrados conceitos básicos e oportunidades relacionadas aos incentivos fiscais para inovação tecnológica via Lei do Bem, que cria a concessão de incentivos fiscais às pessoas jurídicas que realizam Pesquisa e Desenvolvimento de Inovação Tecnológica (PD&I). “O painel apresentado foi interativo e possibilitou que os presentes sanassem dúvidas e trocassem boas práticas com relação à aplicação da legislação”, afirmou o engenheiro.

 Para ele, foi muito relevante debater um tema como esse no espaço do Mining Hub. “Ali convergem empresas com características muito similares, o que facilita a troca de experiências e  possibilita dar visibilidade a outros públicos do ecossistema, como startups, deste recurso tão importante para estimular o desenvolvimento tecnológico em nosso país”, disse.

Iniciativa apoiada pelo Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), o Mining Hub reúne mineradoras, fornecedores, empreendedores, startups, pesquisadores, entre outros. O projeto tem o objetivo de conectar os envolvidos para, inicialmente, estimular o desenvolvimento conjunto de soluções aos desafios das áreas de: eficiência operacional, fontes de energia renovável, gestão de água, gestão de resíduos e rejeitos, bem como saúde e segurança ocupacional (SSO).

 As mineradoras participantes são:  Alcoa, Anglo American, AngloGold Ashanti, ArcelorMittal, Bahia Mineração, Bemisa, CBMM, CMOC, CSN, Ferrous, Gerdau, Kinross, J. Mendes, LGA Mineração e Siderurgia, Mineração Morro Verde, Nexa Resources, RHI Magnesita, Samarco, Mineração Usiminas, Vale e Yamana Gold.

 As empresas da cadeia de fornecedores que participam do Hub da Mineração são: Accenture, Clariant, Haver & Boecker,IHM Stefanini, ISQ, Lots Group, Outotec, Petronas, Sotreq, ThyssenKrupp, Neo ventures e We Work Labs.

0
0