Case de transformação digital da Mineração Paragominas recebe prêmio

O BABS 4.0 (Sistema de Gestão de Bauxita e Alumina, em português) – programa de transformação digital da Mineração Paragominas – foi premiado como um dos melhores cases da 36ª Edição do ICSOBA, que ocorreu neste ano em Belém (PA). O evento, reconhecido por promover importantes debates com foco em inovação, destacou o projeto da empresa pelo uso de conceitos da indústria 4.0 e de conectividade em nuvem para promover ganhos de produtividade, gerenciamento de atividades, além de maior engajamento da liderança e redução de desperdício no consumo de papel e tempo.

Juliana Sousa, analista de qualidade da companhia, foi a responsável pela apresentação do case. Israel Rocha, especialista de qualidade da MPSA, e coautor do trabalho, recebeu a premiação. “É um reconhecimento que fomenta a constante evolução do sistema e gera amplo engajamento de profissionais da companhia no uso da ferramenta”, analisa Israel.

Mineração Paragominas é premiada por case sobre transformação digital da Mineração Paragominas
Juliana Sousa, analista de Qualidade da Mineração Paragominas, é premiada no ICSOBA 2018 – crédito: divulgação

O BABS é o sistema de gestão utilizado em toda cadeia de Bauxita e Alumina da Hydro. Através dele, têm-se obtido importantes resultados como o empoderamento dos empregados, a otimização dos processos e o compartilhamento das melhores práticas. Neste projeto premiado, a plataforma do Office automatiza todo fluxo de dados por meio de formulários digitais e um sistema inteligente de banco de dados com conectividade via nuvem e uso de Power BI. Todos os relatórios corporativos, desta forma, são consolidados em tempo real.

Outros dois cases da corporação também foram premiados: Lorentz Petter, engenheiro-chefe da Hydro Aluminium, apresentou parceria para desenvolvimento e operação de ânodos piloto, e Linda Wiik, analisou iniciativas inovadoras da Hydro para reduzir suas emissões de carbono.

O ICSOBA é uma associação reconhecida internacionalmente, sem fins lucrativos, que reúne profissionais do setor das principais empresas produtoras de bauxita, alumina e alumínio, fornecedores de tecnologia, pesquisadores e consultores de todo o mundo. A associação promove o intercâmbio de ideias e resultados do trabalho de diferentes áreas de pesquisa relacionadas à exploração e mineração de bauxita e à produção de alumina e alumínio. Desde 1963, 35 eventos do ICSOBA – simpósios, congressos e seminários – foram organizados em diferentes partes do mundo e os trabalhos foram publicados como volumes impressos até 2010, e como arquivos eletrônicos a partir de então.

Clique e leia mais sobre inovação.

0
0