CBA mantém iniciativas sociais em Niquelândia (GO)

Programas e projetos são realizados para estimular o desenvolvimento econômico e social do município

CBA (Companhia Brasileira de Alumínio) mantém o compromisso com o desenvolvimento econômico e social de Niquelândia por meio da realização de programas e projetos, em parceria com o Instituto Votorantim. Em 2019, a empresa investirá mais de 1 milhão em iniciativas de melhoria da educação pública, cultura, esporte, geração de renda, participação comunitária, qualificação de organizações, reestruturação da Rede de Proteção à Criança e ao Adolescente, desenvolvimento econômico e apoio à gestão pública.

“O nosso compromisso com Niquelândia é consistente para gerar resultados que transformam. A realização do Programa ReDes, por exemplo, ajudou a consolidar pequenas cadeias produtivas e a gerar renda para pequenas organizações. Nossa atuação social, que faz parte de nossa estratégia de negócio, será mantida visando proporcionar ainda mais desenvolvimento para a região”, afirmou o gerente industrial da Unidade Niquelândia da CBA, Marcos Antônio Augusto.

Entre as iniciativas sociais realizadas pela CBA está o programa Parceria Votorantim pela Educação (PVE). Realizado desde 2009, tem como objetivo contribuir com a melhoria da qualidade da educação pública por meio de formações para profissionais da rede municipal de ensino (equipe técnica da Secretaria de Educação, diretores e coordenadores pedagógicos), além de mobilização social para engajar a comunidade a também participar de atividades voltadas à melhoria da educação.

Em 2018, as ações do PVE impulsionaram a criação do projeto “Niquelândia Cidade Leitora”, que tem como objetivo mostrar a importância da leitura no desenvolvimento humano. O projeto é itinerante nas praças, espaços públicos do município e Escolas. O município de Uruaçu também foi contemplado pelas ações do PVE, que em 2018 ampliou a atuação em todo o País em comemoração ao centenário da Votorantim. Em 2019, o programa continuará sendo realizado nos dois municípios, sendo que em Uruaçu contará com o acompanhamento do Legado Verdes do Cerrado.

Inclusão Social – Em 2019, a CBA também continua realizando iniciativas que contribuem para a inclusão social de crianças, jovens e adultos. Uma delas é o programa Votorantim pela Infância e Adolescência (VIA) – Apoio Local, que tem como objetivo contribuir para a redução da violação dos direitos da criança e do adolescente, por meio do fortalecimento e qualificação do trabalho da Rede de Proteção Social e do Sistema de Garantia de Direitos.

Participam do Programa profissionais da Educação, de Saúde e de Assistência Social, incluindo representantes do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS). Também participam representantes do Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), do Conselho Tutelar e Organizações da Sociedade Civil.

Outra iniciativa social e cultural é o Foco In Cena. Lançado em abril de 2018, o projeto foi idealizado pela empresa Cena Empresarial, de Goiânia (GO), e é realizado por meio de duas plataformas: artes e economia criativa e solidária. As atividades artísticas contemplam oficinas de teatro, dança e artes visuais para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.

O Foco In Cena tem como objetivo utilizar a arte como instrumento de educação, levando os participantes a refletirem e dialogarem sobre os desafios das relações humanas, incentivando a mobilização dos participantes para a construção de uma vida melhor em comunidade. O projeto também abrange atividades para os pais, como oficinas de corte e costura, culinária e plantio de mudas.

Para fomentar o desenvolvimento econômico de Niquelândia, a CBA promove, desde 2011, o Programa ReDes. Realizado em parceria com o Instituto Votorantim e Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), o Programa contribui para o crescimento sustentável dos municípios brasileiros, por meio da implantação e consolidação de projetos de cadeias produtivas locais.

Outros programas e projetos serão anunciados pela CBA durante o ano de 2019.

Sobre a CBA

Fundada em 1955, a Companhia Brasileira de Alumínio (CBA) é a mais tradicional e a primeira indústria nacional fabricante de alumínio do País. A Companhia, pertencente ao portfólio de negócios da Votorantim S.A, é também a única da América Latina a atuar com operação totalmente integrada, realizando desde o processamento de bauxita até a produção de alumínio primário (lingotes, tarugos, vergalhões e placas) e de transformados (chapas, bobinas, folhas e perfis). Com sede localizada na cidade de Alumínio (SP), onde ocupa 700 mil m² de área construída, a CBA também possui três plantas de mineração de bauxita, instaladas nos municípios de Miraí, Itamarati de Minas e Poços de Caldas, em Minas Gerais, além de uma empresa de reciclagem de alumínio, na cidade de Araçariguama (SP). A atuação da CBA está voltada, principalmente, para prover soluções e serviços para a indústria brasileira com foco nos setores de embalagens e transportes; bem como para os mercados de bens de consumo, energia e construção civil através de parceiros estratégicos. Com a reestruturação organizacional realizada em julho de 2016, a gestão das operações do Níquel passou a ser responsabilidade da Companhia Brasileira de Alumínio (CBA).

0
0