Normas para elaboração

I – NORMAS PARA ENVIO DE TRABALHOS COMPLETOS

I.1.  Os trabalhos deverão ser enviados impreterivelmente até o dia 13 de abril de 2018, exclusivamente através deste site.

I.2.  Os trabalhos que não atenderem às Normas serão automaticamente devolvidos, bem como aqueles recebidos após a data limite.

I.3.  Os trabalhos deverão ter no máximo 20 páginas, incluindo folha de rosto, bibliografia, ilustrações, figuras, gráficos, tabelas, quadros, etc.

I.4.  Deverão estar em formato WORD for Windows, 2007 ou superior. Não serão recebidos arquivos em separado, isto é, com o texto e as ilustrações em arquivos diferentes.

I.5. Os  trabalhos  deverão  compreender  os  seguintes itens: título, resumo e palavras-chave, abstract e keywords, introdução, metodologia e discussão de resultados (quando pertinentes), conclusão e referências bibliográficas.

 

II – CONFIGURAÇÕES

 

II.1. A Configuração de Página deve obedecer a seguinte formatação:

– Fonte: Arial;

– Tamanho: 11;

– Margens:

  • Superior: 2,5 cm;
    • Inferior : 2,0 cm;
    • Esquerda: 2,5 cm;
    • Direita: 2,5 cm; e
    • Medianiz: 0 cm.
    • Cabeçalho: 1,27 cm; e
    • Rodapé: 1,27 cm.
    • A4 (21 x 29,7 cm);
    • Orientação: Retrato em todo o trabalho

III – FORMATAÇÃO DO TRABALHO

 

Siga as seguintes regras:

 

III.1. Folha de rosto            

  • Título: caixa alta, negrito e centralizado;
  • Duas linhas em branco;
  • Nome e instituição dos autores, seguidos pelo endereço eletrônico do autor apresentador, com alinhamento à direita. Se houver mais de um autor eles deverão ser listados um abaixo do outro (nome e instituição), com alinhamento à direita;
  • Resumo (na 5ª linha após a identificação do(s) autor(es), caixa alta e negrito, à margem esquerda);
  • O texto do resumo deverá ser iniciado na linha seguinte à sua designação, justificado e com no máximo, 10 linhas;
  • Palavras-chave: iniciar na 2ª linha após o resumo, em negrito, à margem esquerda, separadas por ponto e vírgula. Serão admitidas no máximo 4 palavras-chave;
  • Abstract: na 3ª linha após as palavras-chave, em caixa alta e negrito, (à margem esquerda);
  • O texto do abstract deverá ser iniciado na linha imediatamente abaixo de sua designação, justificado, no máximo 10 linhas;
  • Keywords: iniciar na 2ª linha após o abstract, em negrito, à margem esquerda, separadas por ponto e vírgula. Serão admitidas no máximo 4 keywords.

 

III.2. Corpo do trabalho

Deverá ser editado a partir da 2ª página, com fonte Arial 11, justificado, observando-se um espaço em branco entre parágrafos e as seguintes orientações:

  • Títulos dos itens em negrito, caixa alta, sem numeração, à margem esquerda. Cada item deverá ser separado por uma linha em branco. Duas linhas em branco deverão separar diferentes títulos e subtítulos;
  • Subtítulos: em negrito, sem numeração, à margem esquerda. Cada subtítulo deverá estar separado por uma linha em branco;
  • Tabelas, gráficos e ilustrações, (já inseridos no corpo do texto), logo após sua 1ª chamada, em ordem crescente de numeração e centralizados em relação às margens;
  • Os títulos das tabelas deverão estar localizados acima destas e centralizados;
  • Os títulos de gráficos e ilustrações, deverão estar localizados abaixo e logo a seguir aos mesmos, centralizados;
  • Todas as referências bibliográficas deverão ser indicadas no texto com a numeração respectiva;
  • Todas as referências apresentadas deverão ser numeradas sequencialmente (na ordem em que aparecem no texto) com o número em destaque e entre colchetes após a citação;
  • As referências bibliográficas deverão conter: sobrenome do autor por extenso e suas iniciais, em seguida o ano da publicação (entre parênteses), o título da publicação, o veículo da publicação, o editor (no caso de livros), páginas.

IV – CRITÉRIOS DA AVALIAÇÃO

  • 1. Os trabalhos recebidos serão encaminhados aos membros da Comissão Técnica reservando-se aos mesmos, o direito de julgá-los, aceitá-los ou recusá-los. A mesma Comissão Técnica avaliará os trabalhos com o objetivo de selecionar os premiados, segundo critérios definidos pela própria Comissão.
  • 2. A critério da Comissão poderá ser alterada a forma de apresentação oral ou pôster solicitada anteriormente pelo autor.
  • 3.   Pelo menos 1(um) dos autores do trabalho aprovado deve efetivar sua inscrição no evento até 8 de junho de 2018, sob pena de desconsideração da submissão do trabalho.

 

V – PREMIAÇÃO DOS MELHORES TRABALHOS

 

Serão premiados os 3 melhores trabalhos na categoria “Estudantes de Cursos Técnicos e Graduação” e o melhor trabalho na categoria “Profissional”.