Chile recebe seminário sobre gestão de rejeitos

6º Seminário Internacional sobre Gestão de Resíduos ocorre este mês

A Gecamin, empresa chilena que organiza conferências e seminários internacionais, promove neste ano, entre os dias 10 e 12 de julho, em Santiago (Chile), o Tailings 2019.

Na edição de 2019, o evento recebeu 64 artigos de autores de 15 países diferentes, cobrindo uma variedade de disciplinas relacionadas ao gerenciamento de rejeitos. Segundo o engenheiro e presidente do Seminário, Hugo Quelopana, muitos trabalhos estão relacionados a áreas geotécnicas e de segurança de barragens, revelando o alto interesse dos profissionais nessas áreas. “Esperamos que os participantes compartilhem práticas e experiências, aprendendo e analisando inovações recentes na gestão de rejeitos, especialmente agora que os rejeitos são considerados um dos fatores-chave para a sustentabilidade do negócio de mineração. Também buscamos fortalecer o vínculo entre os diferentes grupos que se relacionam com a gestão de rejeitos, como empresas de mineração, fornecedores, consultores e entidades públicas, entre outros”, analisa.

O Seminário conta ainda com um Painel sobre “Segurança e Risco na Gestão de Rejeitos: Desafios Técnicos e Econômicos”; e também apresentações plenárias dadas por executivos de mineração que abordarão questões como reprocessamento de rejeitos, projeto e operação de barragens em grandes altitudes, instalação de uma usina de energia solar em uma barragem, entre outros. O programa técnico completo pode ser revisado em www.gecamin.com/tailings

A última edição do seminário ocorreu em 2018 participaram mais de 300 profissionais de 14 países.

0
0