CMOC Brasil apresenta projetos no maior evento sobre qualidade do país

O Grande Encontro 2019, promovido pela União Brasileira de Qualidade (UBQ), contou com a participação de 44 empregados da Copebras e da Niobras

A CMOC Brasil participou, nos dias 29 e 30 de maio, do Grande Encontro 2019, maior evento da área de qualidade do país, promovido há 8 anos pela União Brasileira para a Qualidade (UBQ) para compartilhar cases e inovações da área. O evento, realizado no Teatro Sesiminas, em Belo Horizonte (MG), contou com a apresentação de 25 projetos, divididos entre as categorias Grupos de Melhoria Contínua (GMC), Lean e Círculos de Controle de Qualidade (CCQ), mais de 90 empresas e 800 participantes. Pela CMOC, foram apresentados os projetos “Aumento da qualidade das ligas de ferronióbio”, da Niobras, na categoria Lean, e “Aumento de disponibilidade das Correias da Granulação e Superfosfatos”, da Copebras, na categoria GMC.

O projeto da Niobras, apresentado pelo coordenador de expedição Joel Ribeiro Rodrigues, reuniu um time multidisciplinar formado pelas equipes de manutenção, qualidade, operação, engenharia, processos e melhoria do negócio com o objetivo de aumentar a qualidade das ligas de ferronióbio. Por meio de análises em escritório e na planta, foram sugeridas algumas melhorias para o processo de jateamento, como a readequação do sistema de iluminação e adição de um ponto de ar comprimido dedicado à cabine, assim como a revisão dos planos de manutenção dos equipamentos que fazem parte da atividade. Com isso, houve aumento na qualidade do produto oferecido aos clientes, reduzindo significativamente o número de reclamações recebidas pela companhia.

David Crispim, gerente de operações de nióbio da CMOC, vê a exposição do projeto de forma bastante positiva. “Poder apresentar trabalhos como esse é ótimo para darmos visibilidade aos bons resultados que temos na empresa. Além disso, com o debate sobre o tema, podemos ter acesso a outros pontos de vista, o que nos ajuda a dar um salto maior em termos de qualidade de produto, forma de pensar e aumento de produção”, explica.

Já a iniciativa da Copebras, apresentada pelo engenheiro de confiabilidade André Gandarillas, buscava reduzir a incidência de paradas corretivas das correias transportadoras das unidades de granulação e superfosfatos na planta de Cubatão (SP). Para tanto, foram implementados: revisão do checklist de correias com empresa contratada para inspeções, padronização e aumento da quantidade de roletes, o ajuste no fluxograma de serviços de manutenção e treinamento das equipes. Além disso, a empresa passou a realizar reuniões de alinhamento semanal entre inspeção, planejamento e programação para correção de desvios levantados. Deste modo, foi possível aumentar a produção das unidades, evitar perdas devido a paradas e reduzir os custos de manutenção.

Para Thiago Drummond, gerente de processos e qualidade da CMOC, ter equipes da empresa participando de eventos como este, em que há grande troca de informações sobre qualidade, é um grande ganho para a empresa. “Em congressos como o que foi promovido pela UBQ, podemos ver como as empresas usam as ferramentas disponíveis no mercado e ter contato melhores práticas em qualidade, o que permite que melhoremos continuamente o nosso trabalho”, explica.

Vale ressaltar que os projetos desenvolvidos na CMOC são orientados pela área de melhoria do negócio. “Nossa função é garantir que as ações sejam perenes. Isso só é possível por meio da disciplina na utilização das ferramentas do nosso modelo de gestão”, explica Lúcia Coraça, gerente da área na empresa.

Sobre a CMOC
A CMOC Brasil é uma subsidiária da CMOC, companhia global com um diversificado portfólio de ativos, incluindo operações na China, Austrália e República Democrática do Congo. Atua no País com mineração e beneficiamento de nióbio e fosfatos, nas cidades de Catalão e Ouvidor (GO) e Cubatão (SP), por meio de suas empresas Niobras e Copebras. No Brasil, gera mais de 3 mil empregos diretos, em suas três plantas industriais e duas minas. Acesse www.cmocbrasil.com e conheça mais sobre a CMOC Brasil e suas operações.

0
0