CMOC Brasil desenvolve atividades de preservação e gestão ambiental

Com mais de 140 mil árvores nativas plantadas nos últimos anos, empresa tem a gestão ambiental como um dos seus pilares de atuação

Para a CMOC Brasil, mais do que uma reflexão, o respeito ao meio ambiente é um valor, um compromisso diário aplicado em suas operações com base na Política de Gestão Integrada. Para garantir o cuidado com o ambiente nas regiões de suas operações, a empresa controla e monitora todas as atividades realizadas e desenvolve ações de recuperação de áreas impactadas e manutenção da qualidade de recursos naturais.

Os recursos hídricos são utilizados de maneira extremamente consciente. Prova disso é a reutilizada de 90% da água presente nos processos produtivos. A preservação do Cerrado, bioma natural do estado de Goiás, também é uma prioridade para a empresa. Desde 2012, a CMOC já plantou mais de 140 mil árvores nativas em Áreas de Preservação Permanente (APP) e de Reserva Legal na região de suas operações.

“Com o monitoramento e a manutenção florestal das áreas já recuperadas, boa parte das mudas plantadas se desenvolveram e se transformaram em formações florestais. Isso dá mais proteção ao solo e ajuda no processo de absorção das águas da chuva, recarregando o lençol freático e servindo de abrigo e alimento para a fauna silvestre. Todo esse trabalho é desenvolvido pelos funcionários do setor de reflorestamento, em parceria com o setor de Meio Ambiente da Copebras”, explica Dalton Ribeiro, engenheiro florestal da CMOC.

As práticas de gestão ambiental ainda incluem a coleta e análise de amostras de água, o monitoramento da qualidade do ar, o apoio a projetos internos e externos de responsabilidade ambiental e o direcionamento de materiais para reciclagem. A empresa também realiza campanhas periódicas de prevenção e combate a incêndios florestais, além de promover a educação e conscientização de empregados e contratados para o tema.

“Gerenciamos continuamente os potenciais impactos de nossas operações ao meio ambiente, sempre com foco na prevenção da poluição e no uso racional dos recursos naturais. Além das ferramentas de controle e monitoramento, contamos com a atuação responsável de cada empregado para que sejamos sempre uma empresa ambientalmente consciente”, conta Raphael Koch Turri, gerente de licenciamento ambiental, meio ambiente, direito minerário e terras.

 A CMOC Brasil é auditada com frequência. Recentemente, todas as operações passaram pela auditoria da Bureau Veritas Certification (BVC), para recertificação em Qualidade, Saúde, Segurança e Meio Ambiente pelas normas ISO 9001, OHSAS 18001 e ISO 14001, respectivamente. Para a empresa, este é mais um passo na construção de um modelo de excelência na obtenção e transformação sustentável de recursos naturais, promovendo confiança e satisfação nos relacionamentos, e o desenvolvimento da sociedade.

Sobre a CMOC

A CMOC Brasil é uma subsidiária da CMOC, companhia global com um diversificado portfólio de ativos, incluindo operações na China, Austrália e República Democrática do Congo. Atua no País com mineração e beneficiamento de nióbio e fosfatos, nas cidades de Catalão e Ouvidor (GO) e Cubatão (SP), por meio de suas empresas Niobras e Copebras. No Brasil, gera mais de 3 mil empregos diretos, em suas três plantas industriais e duas minas. Acesse www.cmocbrasil.com e conheça mais sobre a CMOC Brasil e suas operações.

0
0