CMOC recicla bitucas de cigarro coletadas nas operações

Resíduos tóxicos são destinados para reciclagem sustentável, onde se tornam celulose

Transformar pontas de cigarro em papel. Essa foi a solução encontrada pela equipe de gestão de resíduos da CMOC International Brasil para dar um destino melhor ao material, que carrega mais de 8 mil substâncias tóxicas somente no filtro, descartado diariamente nos pontos de descarte de resíduos de cigarro das operações em Catalão (GO) e Cubatão (SP).

A solução surgiu a partir da observação de Eliane Pereira de Castro, engenheira ambiental da Copebrás em Cubatão. “Estávamos muito incomodados com aquelas caixinhas de areia para o descarte de bitucas; eram pouco eficientes. Então decidimos pesquisar pelas melhorias disponíveis no mercado e encontramos a Poiato Recicla, que faz a destinação correta e sustentável desse material”, conta.

A empresa de reciclagem recolhe os resíduos depositados em caixas coletoras desenhadas especificamente para esse tipo de descarte. E, a partir de uma tecnologia desenvolvida por pesquisadores da Universidade de Brasília (UnB), transforma o material em celulose. É possível fazer uma folha de papel de tamanho A4 a cada 30 bitucas de cigarro.

Desde a implantação da solução, realizada há cerca de dois anos, a CMOC Brasil já coletou 13,485 kg de resíduos, aproximadamente 33.712 bitucas, gerando 11 kg de papel. “E, além de coletar os resíduos de maneira eficaz, conseguimos destiná-los para um uso muito mais responsável. O papel produzido no processo é distribuído gratuitamente para projetos sociais e cooperativas”, explica Eliane.

CMOC recicla bitucas de cigarro coletadas nas operações
CMOC recicla bitucas de cigarro coletadas nas operações – crédito: divulgação

Sobre a CMOC

A CMOC Brasil é uma subsidiária da CMOC, companhia global com um diversificado portfólio de ativos, incluindo operações na China, Austrália e República Democrática do Congo. Atua no País com mineração e beneficiamento de nióbio e fosfatos, nas cidades de Catalão e Ouvidor (GO) e Cubatão (SP), por meio de suas empresas Niobras e Copebras. No Brasil, gera mais de 3 mil empregos diretos, em suas três plantas industriais e duas minas. Acesse www.cmocbrasil.com e conheça mais sobre a CMOC Brasil e suas operações.

Clique e acesse mais notícias da categoria sustentabilidade. 

0
0