Conselho Temático de Meio Ambiente e Sustentabilidade promove encontro em Brasília

O Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), representado pela gerente de assuntos ambientais, Cláudia Salles, participou da 104ª Reunião do Conselho Temático Permanente de Meio Ambiente (Coema). O evento foi realizado na sede da Confederação Nacional da Indústria (CNI) em Brasília (DF) no dia 11/5.

O encontro contou com representantes das 27 federações das indústrias do País além de representações setoriais, como da Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim), da Associação Brasileira de Grandes Consumidores Industriais de Energia e de Consumidores Livres (Abrace), entre outros.

Entre os pontos discutidos  da reunião  está a forma como os estados brasileiros estão promovendo a logística reversa de embalagens – o retorno destes resíduos sólidos  para serem reincorporados na cadeia de produção. “Foi apresentado como a logística reversa de embalagens  tem sido empregada nos estado de São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul  e como é relevante o envolvimento de todos os elos do processo: produtores, consumidores, cooperativas de catadores e os operadores de aterros”, explicou Cláudia Salles.

Também foi apresentado o tema  “Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)” . Henrique Villa, secretário executivo da comissão nacional para os ODS (CNODS/ SEGOV-PR) relatou os trabalhos da comissão e falou sobre a 1ª Edição do Prêmio ODS Brasil, iniciativa do Governo Brasileiro que será lançada até outubro e envolverá instituições publicas e privadas e sociedade civil em ações voltadas ao alcance das ODS.

Saiba mais sobre o prêmio aqui: http://www4.planalto.gov.br/ods/eventos-ods/premio-ods-inscricao

0
0