Cooperação entre indústria, setor público e sociedade impulsiona ações junto às comunidades na pandemia

No interior de Minas Gerais, Paracatu é exemplo de como empresas estão se reinventando para realizar e manter projetos voltados para a comunidade Empresas dos mais diversos setores estão enfrentando um grande desafio em meio à pandemia da Covid-19 – e que vai muito além dos impactos na produção: a realização e a continuidade de projetos voltados para as comunidades. Diante dos protocolos de prevenção e isolamento social, muitas iniciativas precisaram ser suspensas ou até mesmo encerradas, justamente quando se faziam mais necessárias. Porém, algumas empresas já estão se reinventando para dar sequência e para realizar novos projetos junto às comunidades, mesmo no atual cenário de pandemia.

Esse é o exemplo da Kinross Brasil Mineração, que atua em Paracatu, no interior de Minas Gerais. A fim de somar esforços à comunidade paracatuense no enfrentamento à propagação do novo coronavírus e aos seus impactos nos processos educacionais, culturais, econômicos e ambientais no município, a Kinross Paracatu investiu em um trabalho colaborativo com outras instituições privadas e do poder público, assim como da sociedade civil. Por meio da parceria com a ONG Associação Imagem Comunitária, a empresa adaptou para o município a proposta do Programa Integrar para fortalecimento de ações de combate contra a Covid-19.

O Programa Integrar, plataforma de investimentos sociais da Kinross Paracatu, há nove anos realiza ações com foco no desenvolvimento sustentável no município. Dividido em quatro eixos (Educação, Meio Ambiente, Cultura e Geração de Trabalho e Renda), o programa incentiva a criatividade, promove o resgate de tradições e educação patrimonial, estimula ações de conscientização e educação ambiental e engaja públicos potenciais para o fortalecimento econômico, por meio de geração de trabalho e renda.

“Nos adaptamos para dar continuidade aos nossos projetos de responsabilidade social nesse cenário Covid-19. Esse ano, vamos além dos 4 eixos que já trabalhamos. De acordo com o diagnóstico realizado no início desse trabalho, em maio, identificamos que seria necessário ir além dos 4 eixos Educação, Cultura, Educação Ambiental e Geração de Trabalho e Renda, seria importante atuar também nas áreas de garantia de direitos e saúde. O propósito é apoiar e
organizar iniciativas já existentes e promover convergência das ações e engajamento de parceiros. Entendemos que somar esforços nesse momento é a melhor maneira de enfrentar a pandemia”, conclui Ana Cunha, Diretora de Relações Governamentais e Responsabilidade Social da Kinross.

A edição especial do Programa Integrar contra a Covid-19 foi iniciada em formato de webinar, organizado pela Kinross Paracatu (foto). O evento online incluiu como atividades a apresentação do projeto, a escuta ao vivo do programa de rádio do Eixo Educação e a divulgação da Plataforma www.integrarcontracovid.com.br, em que serão articuladas diversas ações da campanha.

Após a realização de um diagnóstico com as principais lideranças da cidade, foi desenhado um amplo projeto que tem como objetivo o diálogo e a articulação entre as diversas entidades da sociedade civil, poder público e iniciativa privada de Paracatu para potencializar ações de enfrentamento à pandemia existentes no município, bem como criar novas soluções e agregar oportunidades de aliança.

Principais frentes de ação

O Programa Integrar Contra a Covid-19 foi organizado em torno de: Frentes de escuta, acompanhamento e articulação de ações e iniciativas de diversos setores do município; Articulação de ações e promoção de campanhas nos eixos de saúde preventiva, acesso e manutenção de direitos, cultura, educação e geração de trabalho e renda; Plataforma eletrônica para potencialização, visibilidade, articulação e criação de oportunidades entre as iniciativas diversas, além de um repositório de informações confiáveis relacionadas às diversas áreas, bem como à própria pandemia de Covid-19; Programa de rádio do Eixo Educação, realizado em parceria com a Secretaria de Educação do Município, Superintendência Regional de Ensino e também com as rádios locais Alternativa FM, Boa Vista FM, Única FM e Vitória FM.

Sobre o programa de rádio

O programa de rádio estreou no dia 17/06, às 14h, veiculado nas rádios Alternativa FM, Boa Vista FM, Única FM e Vitória FM. Serão veiculados 24 programas, de 12 minutos, em formato de revista eletrônica. Todas as rádios irão transmitir o programa às segundas, quartas e sextas-feiras, às 14h. Os estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental da rede pública de ensino também receberão uma cartilha, por meio da qual poderão realizar atividades para continuar a aprender sempre, mesmo fora de sala de aula.

A ideia será de potencializar as ações já realizadas pela gestão de educação no município, criando outro espaço onde estudantes poderão manter o vínculo com suas escolas e com a prática de aprendizagem ativa.

Sobre a plataforma online

A Plataforma está no ar no endereço www.integrarcontracovid.com.br, disponibilizando conteúdo como mapas das iniciativas que precisam de apoio na cidade, repositórios de informações confiáveis sobre o novo coronavírus, informações para grupos culturais, professoras e professores, além da comunidade em geral.

#MineraçãodoBrasil #MineraçãoContraoCovid19

0
0