Empresas investem na saúde dos colaboradores

Programas de qualidade de vida aumentam produtividade e bem-estar em empresas paraenses

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), os casos de doenças crônicas não transmissíveis, como diabetes, câncer e doenças cardiovasculares, são responsáveis por mais de 70% de todas as mortes do mundo – o que equivale a 41 milhões de falecimentos. Desse total, 36,5% são pessoas que morrem prematuramente, com idade entre 30 e 69 anos. A maioria dos casos ocorre em países de baixa e média renda.

Visando contribuir para a mudança desta realidade, empresas do estado investem em projetos que incentivam hábitos saudáveis em colaboradores, alinhados ao Objetivo do Desenvolvimento Sustentável (ODS) 03 – Saúde e Bem Estar.

Uma destas iniciativas é o Programa Viva Bem, desenvolvido pela Alubar, empresa líder de mercado e que oferece soluções em condutores elétricos de alumínio e cobre. Há três anos em funcionamento, o programa oferece aos mais de 750 colaboradores diretos da Alubar consultas médicas e nutricionais, sessões de ginástica laboral, estímulo a atividades físicas e campanhas de prevenção de doenças crônicas como hipertensão, diabetes, hepatite e câncer.

As vantagens para o trabalhador são maior resistência ao estresse, estabilidade emocional, motivação, eficiência, melhor autoimagem e melhor relacionamento. “Além disso, a instituição é beneficiada com trabalhadores mais saudáveis, com menor número de acidentes, absenteísmo e rotatividade”, afirma a nutricionista Karine Mamoré, responsável pela execução do programa na Alubar.

Outra iniciativa alinhada ao ODS 03 é o Medida Certa. O projeto, desenvolvido pela Imerys, mineradora que atua com caulim no estado, proporciona aos colaboradores da empresa orientações médicas e esportivas para a perda de peso e a melhoria da qualidade de vida. Ao ingressarem, eles passam a contar com acompanhamentos feitos por profissionais da área da saúde, além de atividades físicas quinzenais para todos os participantes.

Um dos participantes do Medida Certa é o técnico de TI Andresson Pontes que, em um mês no projeto, já conseguiu emagrecer cinco quilos. “A Imerys incentiva a gente a levar esses hábitos saudáveis para além da empresa, melhorando a alimentação, praticando esportes e, consequentemente, aumentando a nossa qualidade de vida”, afirmou.

 

0
0