Empresas reforçam o consumo consciente na Semana de Meio Ambiente

 

O cuidado com o meio ambiente já faz parte da rotina da servente de limpeza predial Ivanildi Duarte, 52 anos. Ela separa de forma adequada o lixo e faz de tudo para não fazer uso de copos descartáveis. O exemplo vem de casa e se estende ao local de trabalho na mina da Imerys, em Ipixuna do Pará, onde trabalha há 9 anos. Lá, Ivanildi incentiva diariamente os colegas a substituir o copo descartável por caneca. E a preocupação é plausível: Além de não serem biodegradáveis, os copos consumem muita água e energia na produção e levam em média 200 anos para se decompor. “Se temos que cuidar do meio ambiente, a hora é agora. Só assim, as futuras gerações poderão desfrutar de uma natureza saudável”, alerta.

Ivanildi é o exemplo de consumo consciente. O tema, aliás, será amplamente debatido pelas empresas do polo industrial de Barcarena nesta Semana de Meio Ambiente. A Imerys, mineradora que opera a maior planta de beneficiamento de caulim do mundo no Pará, realizará palestras sobre manejo sustentável dos produtos químicos, desperdício de alimentos, gestão de resíduos sólidos e consumo consciente de água. A Semana também será movimentada pelo Desafio da Coleta Seletiva e troca de livros usados. A programação é inspirada no 12º Objetivo Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU): Consumo e Produção Responsáveis.

Na Semana, a Imerys lança a campanha de redução de copos descartáveis, que prevê nos próximos dois meses diminuição na utilização deles na empresa. “Para alcançarmos a redução na utilização de descartáveis, distribuiremos squeezes aos colaboradores. Além disso, vamos reforçar o tema nos diálogos diários de segurança DDS e em palestras”, informou Jacob Amaral, técnico em Meio Ambiente da Imerys, responsável pela campanha.

Além das unidades operacionais, a empresa também realiza programação nas Casas Imerys com palestras e oficinas de sustentabilidade com a criação de jogos educativos através de materiais recicláveis.

Para a coordenadora de Requisitos Legais, Caroline Scherer, os negócios de uma empresa estão indissociáveis de uma política ambiental responsável. “A preocupação e o cuidado com o meio ambiente são práticas inerentes à nossa cultura organizacional. Além de ter uma política ambiental muito sólida, buscamos sensibilizar nossos colaboradores a estenderem as boas práticas, como consumo consciente de água, energia e redução na geração de resíduos, para seus lares”, declara.

Prevenção – A Alubar, empresa líder na fabricação de cabos elétricos de alumínio e produtora de condutores elétricos de cobre, optou por fazer uma programação focada no que é possível fazer hoje para prevenir problemas no futuro. O tema que norteará a XIII Semana de Meio Ambiente da empresa deste ano será “Proteção e Prevenção Ambiental. O que devemos fazer para contribuir e de que forma agir?”. A ação será trabalhada entre os colaboradores através de palestras para a turma do administrativo e diálogos diários de segurança para as turmas operacionais e terceirizados.

O coordenador do Controle de Qualidade e Meio Ambiente da empresa, Hélido Sena, afirma que a Alubar vem trabalhando de forma a atender e melhorar seu compromisso com o meio ambiente. “Estamos focando cada vez mais na proteção e prevenção ambiental. Na proteção, apontando para a legislação ambiental aplicável ao negócio, tendo atitudes éticas e educacionais sobre o modo e forma de se adaptar ao ambiente em que vivemos, seja interna ou externamente. Na prevenção, buscando beneficiar o meio ambiente no monitoramento e controle de seus processos através de procedimentos escritos, na forma e meios de atuar na geração de seus resíduos oriundos destes processos, além disso, influenciando seus fornecedores e prestadores de serviços a fim de reduzir os impactos adversos, sejam internos e externos”, explica.

 

 

 

 

 

0
0