Alcoa triplica o uso de alumínio reciclado e reduz emissões de gases de efeito estufa

Uso de sucata triplicou entre 2015 e 2019 na produção de tarugos

Sorry, this entry is only available in Brazilian Portuguese. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

O alumínio é infinitamente reciclável e este processo confunde-se com a implantação da indústria do metal no país. Na década de 20, data dos primeiros registros de produção de utensílios de alumínio em território nacional, o setor já utilizava como matéria-prima a sucata importada de vários países. Na Alcoa, o alumínio reciclado tem sido cada vez mais usado, mostrando o empenho da Companhia em desenvolver produtos sustentáveis, que reduzam o impacto no meio ambiente.

“Em Poços de Caldas, o uso da sucata de alumínio na produção de tarugos praticamente triplicou entre 2015 e 2019”, destaca Fábio Martins, Gerente de Metal da Unidade. “Este resultado deve-se à adoção de novas práticas operacionais, treinamentos e definição de metas para toda a equipe da operação”.

O aumento do uso do alumínio reciclado ainda contribui para a redução das emissões de Gases de Efeito Estufa (GEEs). “Comparativamente, as emissões de GEEs são, hoje, aproximadamente, 30% menores se comparadas com o processo de produção de alumínio primário convencional”, explica Fábio. “Essa iniciativa, integrada ao modelo de negócios da empresa, potencializa a geração de valor para a Alcoa, para as empresas da cadeia de valor e sociedade como um todo”.

 

Sobre a Alcoa

Líder mundial em produtos de bauxita, alumina e alumínio, a Alcoa foi construída sobre uma base de valores sólidos e excelência operacional, operando com inovação desde a revolucionária descoberta que fez do alumínio uma parte vital e acessível da vida moderna, há 131 anos. A Companhia segue impulsionada pelos seus valores “Agir com Integridade”, “Operar com Excelência” e “Cuidar das Pessoas”.

No Brasil, a Alcoa possui três unidades produtivas, em Poços de Caldas (MG), São Luís (MA) e Juruti (PA), escritórios em São Paulo (SP), Poços de Caldas (MG) e Brasília (DF), além de participação acionária na Mineração Rio do Norte (MRN) e em quatro usinas hidrelétricas: Machadinho, Barra Grande, Serra do Facão e Estreito.

Conheça os reconhecimentos que a Alcoa Brasil já conquistou:

  • Eleita a Melhor Empresa para Trabalhar no setor de Siderurgia pela revista VOCÊ S/A, nos anos de 2017, 2018 e 2019.
  • Destaque entre as Melhores Empresas para Começar a Carreira pela revista VOCÊ S/A, nos anos de 2018 e 2019.
  • Premiada como Melhor Marca Empregadora pela revista VOCÊ S/A no ano de 2019.
  • Listada pelo 11º ano consecutivo como uma das empresas mais sustentáveis segundo o Guia Exame de Sustentabilidade da Revista EXAME nos setores de mineração, siderurgia e metalurgia.
  • Reconhecida como a melhor empresa em diversidade no setor de siderurgia e mineração segundo o Guia Exame de Diversidade, em 2019, pela Revista EXAME em parceria com o Instituto Ethos.
0
0