Após o Carnaval, encerram-se as inscrições para o Prêmio CBMM de Ciência e Tecnologia

Relevância do Prêmio – R$ 500 mil para cada um dos dois vencedores – é destacada pelo vencedor da primeira edição (2019) na categoria Tecnologia, o biólogo e doutor em Farmacologia João Batista Calixto, diretor do Centro de Inovação e Ensaios Pré-Clínicos: “o Brasil está passando por uma grave crise no apoio à ciência e tecnologia. Iniciativas como essa são fundamentais para o legado cientifico”.

Sorry, this entry is only available in Brazilian Portuguese. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

Pesquisadores de todo o país interessados em ter o reconhecimento sobre seu trabalho em Ciência ou Tecnologia têm até o dia 28 de fevereiro para se inscrever na segunda edição do Prêmio CBMM de Ciência e Tecnologia. Nesse prazo também podem ser feitas indicações de candidatos por instituições de ensino, associações e empresas.

As indicações e inscrições são gratuitas, e os dois vencedores recebem prêmio de 500 mil reais. A categoria Ciência reconhece pesquisadores que colocaram o Brasil em destaque no cenário científico mundial; a categoria Tecnologia prestigia profissionais cujos trabalhos geraram impactos relevantes ao país no desenvolvimento de aplicações práticas.

As inscrições estão abertas a profissionais de todo o país que tenham concebido produtos, processos, metodologias ou serviços inovadores nas áreas de Ciências da Computação, Ciências da Terra, Ciências da Vida, Engenharias, Física, Matemática e Química. Em sua primeira edição, o Prêmio recebeu 83 inscrições, vindas de todo o país.

A CBMM (Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração) criou o Prêmio por manter uma relação muito próxima com a inovação e entender a relevância da parceria dos diversos setores da sociedade no investimento em pesquisa e inovação, indispensáveis ao desenvolvimento econômico das empresas e do País. Na área de tecnologia, o Prêmio CBMM é o único existente no Brasil.

A primeira edição do prêmio aconteceu em 2019, e o segundo premiado, na Categoria Ciências, foi o matemático Marcelo Viana, diretor-geral do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA). “Quero crer que, a par de contribuições que eu possa ter dado à causa da ciência brasileira, o fato de o prêmio CBMM para ciência ter sido atribuído a um matemático já em sua primeira edição, reconhece sobretudo o desenvolvimento extraordinário que esta disciplina alcançou no Brasil nas últimas décadas”, diz o pesquisador, que foi presidente da Sociedade Brasileira de Matemática e vice-presidente da União Matemática Internacional.

O premiado na Categoria Tecnologia, João Batista Calixto, destacou ainda a abrangência da premiação: “Esse prêmio traz esperança, por ser o maior e por estar premiando dois cientistas completamente fora da área da empresa”, afirmou o cientista, que também é membro da Academia Brasileira de Ciências.

Regulamento do Prêmio

O regulamento completo está disponível no site: https://www.premiocbmm.com.br/. 

Informações:

Prazo para indicações e inscrições: De 15 de janeiro a 28 de fevereiro
Regulamento e inscrições através do site: https://www.premiocbmm.com.br/
Prazo de julgamento: De 15 de abril a 15 de junho
Comunicação aos vencedores: Até 1º de julho
Evento de premiação: Agosto de 2020

Sobre o Prêmio CBMM de Ciência e Tecnologia

O Prêmio CBMM de Ciência e Tecnologia foi criado em 2019 com o objetivo de reconhecer o legado de pesquisadores que contribuem significativamente para o desenvolvimento do Brasil. Para concorrer, os pesquisadores se inscrevem voluntariamente ou são indicados por profissionais renomados nas áreas de Ciências Exatas e Engenharias.

 

 

0
0