Campanha Rede Solidária é lançada em Paracatu-MG

Sorry, this entry is only available in Brazilian Portuguese. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

A Secretaria Municipal do Desenvolvimento e Ação Social de Paracatu (SEDAS), com o apoio do Programa Integrar Contra a Covid-19 da Kinross, lançou a campanha: Rede Solidária – Faça Parte. O lançamento foi realizado por meio de um webinar conduzido pela SEDAS e pela Kinross, tendo recebido a participação de representantes da sociedade civil organizada e da iniciativa privada que promovem ações sociais no município. O objetivo da campanha é promover a adesão de instituições, iniciativas de assistência social e responsáveis por campanhas de doação ao sistema de dados da SEDAS, que reúne, além de dados sobre doações, informações sobre o perfil das famílias em vulnerabilidade social em Paracatu.

Segundo Ana Cunha, Diretora de Relações Governamentais e Responsabilidade Social da Kinross, a importância da campanha se dá na potencialização de ações coletivas que já estão presentes na cidade. “Eu vejo a Rede Solidária como um bom exemplo desse trabalho em conjunto, de quando você se alia a outros importantes atores sociais – não para “inventar a roda” – mas para potencializar os serviços que já existem e são efetivos. Afinal, eles podem ser ainda mais eficientes com o esforço e a agregação de parceiros diversos. Por isso, convidamos a todos para que se juntem a essa campanha no enfrentamento desse momento tão delicado que estamos vivendo, com foco na segurança alimentar das famílias que mais necessitam”, ressalta.

A ideia é que, a partir desta adesão, as ações de assistência social que já são desenvolvidas na cidade pela sociedade civil organizada e pela iniciativa privada possam ser impulsionadas, contribuindo para a segurança alimentar de famílias em vulnerabilidade social durante a pandemia causada pela Covid-19.  Junto da campanha, também foi lançado o selo “Rede Solidária: eu faço parte”, que será oferecido às iniciativas e empresas/instituições que fizerem a adesão. O selo permitirá à comunidade de Paracatu identificar quais empresas e instituições estão atuando de maneira articulada e comprometida com ações de assistência social no município.

Outra importante estratégia para estimular a adesão ao sistema é a busca ativa e o contato permanente com instituições e pessoas que realizam ações sociais no município, que permitirá um processo contínuo de prospecção e potencialização das ações sociais junto às famílias em vulnerabilidade. As demais peças de divulgação da campanha serão anunciadas nas redes sociais da Kinross, Prefeitura e SEDAS, e na plataforma do Programa Integrar Contra a Covid-19, incluindo vídeos, spots, bem como o formulário de adesão e acesso a dados do sistema.

Ana Amélia, Secretária de Desenvolvimento Ação Social do município de Paracatu, destaca a expectativa com a campanha para aproveitar o potencial solidário que existe na cidade. “A Assistência Social considera que, ao disponibilizar o Sistema “Rede Solidária “, estaremos dando um grande passo para organizar as destinações das doações das empresas, instituições e pessoas físicas em Paracatu. Com essas parcerias, esperamos fazer com que cada vez mais pessoas compreendam a importância de fazer parte de uma rede estruturada para atender, beneficiar e proteger o maior número de pessoas, de forma organizada e igualitária”, pontua.

Sobre o sistema de dados Rede Solidária

O sistema Rede Solidária, antigo “Caridade Organizada”, é uma ferramenta online ligada à base de dados do SUAS – Sistema Único da Assistência Social – que permite aos seus usuários terem acesso às informações integradas e qualificadas sobre as famílias em situação de vulnerabilidade social, pobreza e extrema pobreza que vivem no município de Paracatu, abrangendo tanto a zona urbana quanto a zona rural. O sistema também permite identificar as demandas e o tipo de doações disponíveis, possibilitando a integração e articulação entre as diversas inciativas de ação social, os fluxos de doações e a entrega às famílias que mais necessitam.

Uma das vantagens de aderir à campanha Rede Solidária é poder obter informações qualificadas sobre o quadro de vulnerabilidade de Paracatu e evitar, por exemplo, que uma mesma família receba doações em duplicidade, enquanto outras famílias, que também precisam, sigam desassistidas. Também será possível evitar que doações acabem chegando a famílias que não estejam em situação real de vulnerabilidade.

Sobre o processo de adesão

A adesão à campanha, tanto para o fornecimento quanto para solicitação de informações, é feita de maneira bem simples: basta preencher o formulário disponível neste link (https://bit.ly/redesolidariaptu) com as informações da ação social realizada, seja ela por pessoa física, entidade ou empresa.  Mais informações e esclarecimentos poderão ser obtidos por meio do endereço acaosocial@paracatu.mg.gov.br. ou telefones (38) 3679-0300 e (38) 98826-5857.

Depois da adesão, os contatos ficarão registrados para envio de informações atualizadas sobre as doações no município.

Sobre o Programa Integrar Contra a Covid-19: Força Tarefa

Com objetivo de somar esforços à comunidade paracatuense no enfrentamento à pandemia causada pelo novo coronavírus e aos seus impactos nos processos educacionais, culturais, econômicos e ambientais no município, a Kinross Paracatu, por meio da parceria com a ONG Associação Imagem Comunitária, trouxe para o município a proposta do Programa Integrar Contra a Covid-19.

Após a realização de um diagnóstico com as principais lideranças da cidade, foi desenhado um amplo projeto que tem como objetivo o diálogo e a articulação entre as diversas entidades da sociedade civil, poder público e iniciativa privada de Paracatu para potencializar iniciativas de enfrentamento à pandemia existentes no município, bem como criar novas soluções e oportunidades de aliança.

“Desde o início da pandemia a Kinross estabeleceu uma parceria com as autoridades do município, especialmente com a secretaria de saúde no sentido de entender quais eram as necessidades mais preementes do território. Somar esforços nesse momento é a melhor maneira de enfrentar a pandemia, pois o desenvolvimento e as transformações necessárias só serão alcançados com a mobilização de forças da sociedade de forma articulada e organizada. Promover uma Paracatu mais solidária, responsável e plural depende de todos nós”, conclui Ana Cunha, Diretora de Relações Governamentais e Responsabilidade Social da Kinross.

O programa possui uma plataforma online onde são apresentadas as diversas articulações e ações da proposta. A plataforma pode ser acessada no endereço www.integrarcontracovid.com.br, por onde se tem acesso à conteúdos como mapa das iniciativas que precisam de apoio na cidade, repositórios de informações confiáveis sobre o novo coronavírus, informações para grupos culturais, professoras e professores e para a comunidade em geral.

0
0