CBA realiza primeiro simulado virtual de emergência de São Paulo

Exercício aconteceu em Alumínio, no interior paulista, com a participação de moradores da área de influência da Barragem do Palmital

Sorry, this entry is only available in Brazilian Portuguese. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

A Companhia Brasileira de Alumínio (CBA) realizou na última terça-feira (28/10), o simulado anual de emergência da Barragem do Palmital, em Alumínio (SP). Devido à pandemia da Covid-19 e seguindo as recomendações de distanciamento social da Organização Mundial da Saúde (OMS), o simulado foi reformulado e realizado de forma virtual, por meio de um aplicativo desenvolvido para possibilitar a ação.

O novo formato foi bem avaliado pelo Tenente Tiago Luiz Lourençon, da Defesa Civil do Estado de São Paulo, que esteve em Alumínio para acompanhar o exercício. “O formato foi inovador, bem planejado e executado, e se mostrou eficiente”, destaca. Participaram do treinamento, de forma virtual, 84% das pessoas que fizeram o download do APP. “É fundamental que a comunidade conheça as rotas de fuga e os pontos de encontro para uma eventual necessidade. O aplicativo foi capaz de demonstrar estes pontos sem a necessidade de a população ir às ruas. O novo modelo está alinhado às necessidades deste momento de pandemia e que poderá ser aproveitado em outras regiões”, reforça Lourençon.

Leandro Faria, gerente de Sustentabilidade da CBA, explica que o aplicativo foi adaptado para que as pessoas pudessem fazer todo o deslocamento virtual, sem sair de casa, mas que ele será útil mesmo após a realização do teste. “O aplicativo continuará ativo, funcionando como uma ferramenta de apoio aos moradores em uma eventual necessidade. Por meio dele, a população tem acesso a informações e atualizações importantes que facilitam o percurso pelas rotas de fuga”, comenta.

O exercício teve início às 10h, com o toque das sirenes de aviso de teste. As equipes de CBA acompanharam, nos pontos de encontro, para orientar sobre possíveis dúvidas e garantir que toda a população participasse de forma virtual, evitando, assim, possíveis aglomerações.

Após concluir a simulação, a população foi convidada, pelo app, a avaliar a experiência sob aspectos como a qualidade do som das sirenes e as funcionalidades do sistema, por exemplo.  “O feedback é fundamental para promover melhorias no aplicativo. O próximo passo é aprimorar ainda mais o sistema”, afirma Faria.

Sobre o aplicativo

Desenvolvido especialmente para a CBA, o aplicativo Alerta de Barragem – Alumínio é compatível com celulares do sistema operacional Android e iOS, e está disponível para download nas lojas do Google Play e Apple Store. O funcionamento dos recursos depende da atualização constante do sistema operacional do aparelho e da habilitação do GPS. A ferramenta permanecerá disponível para uso, mesmo após a pandemia, como apoio aos moradores.

Confira mais informações sobre o aplicativo no vídeo: https://youtu.be/ceNDg_0p760

Baixe o app por meio dos links:

IOS: http://bit.ly/AppbarragemIOS

Android: http://bit.ly/AppBarragemAndroid

Sobre o simulado

Realizado anualmente, o simulado de emergência faz parte das iniciativas do Plano de Atendimento Emergencial (PAE) da barragem do Palmital, implementado ano passado, de forma a alinhar às práticas de segurança e gestão de barragens, em cumprimento às legislações vigentes. O simulado contou com a participação das Defesas Civis estadual e municipal, Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Militar, Polícia Militar Ambiental e equipe da CBA.

Segurança da Barragem do Palmital

A Barragem do Palmital foi construída sob o método de alteamento à jusante, com uso de materiais da mais alta resistência, como rocha, e outros específicos para filtros e drenagens, assegurando sua estabilidade e integridade. Ela possui um sistema gestão de segurança robusto que contempla rotinas de monitoramentos diárias, quinzenais e semestrais, bem como auditorias externas conduzidas por uma empresa independente, especializada em geotecnia. A barragem também recebe fiscalizações periódicas de órgãos públicos responsáveis e possui todos os laudos técnicos exigidos por Lei. Além de todos os rigorosos monitoramentos e manutenções preventivas realizados constantemente, a Empresa investe em pesquisa e desenvolvimento para assegurar a solidez e confiabilidade da estrutura.

Sobre a CBA

Desde 1955, a Companhia Brasileira de Alumínio (CBA) produz alumínio de alta qualidade de forma integrada e sustentável.

Com quase 100% da energia utilizada vinda de hidroelétricas próprias, a CBA minera a bauxita, transforma em alumínio primário (lingotes, tarugos, vergalhões e placas) e produtos transformados (chapas, bobinas, folhas e perfis). Em estreita parceria com seus clientes, a CBA desenvolve soluções e serviços para os mercados de embalagens e de transportes, conferindo mais leveza, durabilidade e uma vida melhor.

0
0