Governo, academia e mineradoras debatem em webinar meios para aproveitamento econômico de rejeitos da mineração

Sorry, this entry is only available in Brazilian Portuguese. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

O setor mineral desempenha papel relevante no desenvolvimento sustentável, e cada vez mais, busca estar à frente de ações para aprimorar os aspectos sociais, ambientais e de governança.

As empresas do setor avançam nas ações para a reutilização de rejeitos, estéreis e resíduos da mineração; compartilham valor com a sociedade e ampliam a inserção da atividade minerária nas práticas da economia circular e da sustentabilidade.

Nesse contexto, o webinar “Sustentabilidade no uso dos rejeitos da mineração: economia, regulação e aproveitamento” vai propiciar um ambiente de diálogo e de intercâmbio de experiências relacionadas ao aproveitamento de estéreis, rejeitos e resíduos da mineração com a participação de diversos atores da sociedade.

O objetivo é que o debate contribua para a formulação de políticas públicas, ações e programas  direcionados ao tema, de forma participativa, para a promoção de uma mineração ainda mais sustentável.

Clique neste link e faça sua inscrição gratuita.

Atualmente, mais do que a disposição final ambientalmente adequada dos rejeitos, as novas demandas sociais apontam à necessidade de se buscar soluções para reduzir a geração de resíduos e promover o seu aproveitamento, pela reutilização e  reciclagem.

O webinar pretende, também, apresentar ao governo, à academia, à sociedade civil e a potenciais consumidores, os novos produtos oriundos do reaproveitamento de estéreis e rejeitos da mineração como uma tendência abrangente, e não apenas como iniciativas pontuais.

As exigências da sociedade requerem padrões de eficiência e uso racional dos recursos naturais, aos quais as empresas estão se adaptando. Nesse sentido, o arcabouço regulatório deve igualmente ser aprimorado.

Webinar terá 3 paineis

O seminário virtual será composto por três painéis e contará com a participação de consultores nacionais e internacionais, além de representantes de empresas, da academia, do governo federal e de órgãos reguladores.

Na abertura, a partir das 9h, estarão presentes um representante das empresas de mineração, o presidente do Conselho Diretor do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), Wilson Brumer; o Diretor Geral da Agência Nacional de Mineração (ANM), Victor Bicca; e o Secretário de Geologia, Mineração e Transformação Mineral do Ministério de Minas e Energia (SGM/MME), Alexandre Vidigal.

No painel 1 será discutido o Futuro da Geração e Aproveitamento de Rejeito no Mundo. As demandas da sociedade por padrões globais de sustentabilidade exigem a implementação de boas práticas, entre as quais, aquelas referentes à geração, armazenagem e aproveitamento de estéreis e rejeitos. O painel contará com a participação de representantes do Conselho Internacional de Mineração e Metais (ICMM), do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) e da mineradora Vale. O painel terá a moderação do CEO da Nexa Resources, Tito Martins.

No painel 2 serão discutidos o Aproveitamento dos resíduos, estéreis e rejeitos: aspectos técnicos e econômicos, com o objetivo de apresentar os exemplos de aproveitamento de rejeitos, geração de coprodutos e produtos, em especial para construção civil e agricultura. O painel contará com representantes da academia, de empresas, do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), os quais serão moderados pelo diretor-presidente do IBRAM, Flávio Penido.

No painel 3 serão discutidos os Aspectos Regulatórios e as necessidades de modernização de atos normativos com vistas a simplificar e a promover o melhor aproveitamento mineral. O painel contará com diretores da ANM e da SGM/MME, além da consultora e especialista Maria José Salum e do presidente da Associação Brasileira da Indústria de Rochas Ornamentais (ABIROCHAS), Reinaldo Sampaio, os quais serão moderados pela diretora jurídica da CBMM, Renata Ferrari.

Serviço
Webinar “Sustentabilidade no uso dos rejeitos da mineração: economia, regulação e aproveitamento”

Dia 1º de dezembro de 2020 – de 9h às 13h
Inscrição gratuita – https://www.webinaribram.com.br/
Realização: IBRAM
Apoio Institucional: Ministério de Minas e Energia

 

 

 

 

 

0
0