IBRAM recebe subsecretário de Recursos Energéticos do Departamento de Estado dos EUA para discutir mineração e fontes de energia renováveis

IBRAM recebe subsecretário de Recursos Energéticos do Departamento de Estado dos EUA para discutir mineração e fontes de energia renováveis

A conjuntura, as perspectivas do setor mineral brasileiro e os investimentos futuros foram debatidos na manhã desta quarta-feira (11/11) em Brasília (DF), durante reunião entre o Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) e o escritório de Recursos Energéticos do Departamento de Estado dos Estados Unidos (EUA).

Representado pelo diretor de Relações Institucionais do IBRAM, Rinaldo Mancin, e pela gerente de Pesquisa e Desenvolvimento, Cinthia Rodrigues, o Instituto apresentou um panorama geral do setor mineral brasileiro, com os principais players e dados.

O tema energia renovável também esteve em pauta durante o encontro. Segundo o Secretário Adjunto do Escritório de Recursos Energéticos (ENR) do Departamento de Estado (DoS) dos Estados Unidos, Francis R. Fannon, os EUA defendem a criação de uma iniciativa global que assegure fontes confiáveis para alguns minerais fundamentais na obtenção deste tipo de energia como: terras raras, cobalto, níquel, entre outros. Segundo ele, a ideia é criar um arranjo de governança global que possa permitir uma linha de certificação de origem de minerais estratégicos.

O diretor do IBRAM também ofereceu a oportunidade de organizar um painel na EXPOSIBRAM 2021 sobre o tema, trazendo autoridades de vários países para debater o tema.

0
1