Inovação na Gestão de Resíduos de Mineração será tema para debates na EXPOSIBRAM 2020

O painel contará com a participação do diretor da EMBRAPII, José Luis Gordon

Sorry, this entry is only available in Brazilian Portuguese. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

A programação da Expo & Congresso Brasileiro de Mineração 2020 (EXPOSIBRAM 2020)vai abrir espaço em 25/11, das 10h às 11h, para debater o tema “Inovação na Gestão de Resíduos de Mineração”. O painel inclui a participação do diretor da EMBRAPII, José Luís Gordon, e a apresentação das seis unidades da empresa que trabalham com desafios e soluções em gestão de resíduos.

Todas as atrações da EXPOSIBRAM 2020 – como a feira e as rodadas de negócios, palestras técnicas, minicursos e congresso de mineração – serão online nesta edição, em razão da pandemia. Acesse o site do evento e saiba mais.

Inovação na gestão de resíduos é primordial para o desenvolvimento sustentável da mineração  

A indústria mineral investe cada vez mais em pesquisas, projetos e soluções tecnológicas que contribuem para a competitividade do setor e torná-la cada vez mais uma atividade segura e sustentável. “A estimativa de investimento pelas mineradoras, de 2020 a 2024, é de U$37,1 bilhões, sendo que U$2,2 bilhões serão destinados a soluções tecnológicas de descomissionamento de barragens e disposição de rejeitos”, afirma Flávio Penido, diretor-presidente do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM).

Visando reforçar o desenvolvimento tecnológico do setor mineral, o IBRAM firmou acordo com a EMBRAPII, durante a abertura do evento e-Mineração, que aconteceu em julho de 2020. A finalidade foi estabelecer uma aliança estratégica para a execução de ações que contribuam para estreitar a relação entre as Unidades EMBRAPII e as empresas de mineração.

A organização apoia instituições de pesquisa científica e tecnológica, conhecidas como Unidades EMBRAPII. Para o fomento à inovação na indústria mineral, as unidades recebem recursos para desenvolver projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação. “O objetivo é tornar as empresas do setor mineral mais competitivas, tanto no mercado interno, como no mercado internacional”, afirma o diretor da EMBRAPII, José Luís Gordon.

As seis Unidades que compõem o grupo de pesquisa do setor mineral e que farão parte do painel “Inovação na Gestão de Resíduos de Mineração”, durante a EXPOSIBRAM 2020, são: Centro Integrado de Manufatura e Tecnologias – SENAI CIMATEC; Instituto Federal Fluminense – Monitoramento e Instrumentação para o Meio Ambiente; Instituto de Pesquisas Tecnológicas – IPT Materiais de Alto Desempenho; Instituto Senai de Inovação em Engenharia de Polímeros (ISI Polímeros); Polo/UFSC – Laboratórios de Pesquisa em Refrigeração e Termofísica e Tecnogreen – POLI/USP – Química Verde.

Segundo Gordon, além de debater sobre soluções inovadoras no setor de barragens, considerando os requisitos da Lei 14.066, “as Unidades irão apresentar competências específicas considerando desafios para a gestão de resíduos e soluções em Manufatura Integrada; Monitoramento e Instrumentação para o Meio Ambiente; Materiais de Alto Desempenho; Polímeros; Tecnologias inovadoras de Refrigeração e Química Verde”, ressalta.

O diretor da EMBRAPII ressalta que participar da EXPOSIBRAM 2020 “é uma oportunidade única para apresentar as competências de alguns desses centros de pesquisa no desenvolvimento de soluções de alto conteúdo tecnológico, customizadas para as empresas associadas ao IBRAM participantes do evento”, afirma Gordon.

Feira e inscrições

A tradicional feira internacional que marca a EXPOSIBRAM todos os anos também será realizada no formato online com ferramentas que facilitarão a exposição de produtos, serviços e projetos, bem como o fechamento de bons negócios.

Visitantes podem se inscrever gratuitamente para a feira de negócios e o Congresso Brasileiro de Mineração. É só clicar neste link.

Para quem tem interesse em participar como expositor e patrocinador da feira e do congresso, bem como inscrever a apresentação de palestras técnicas na primeira edição virtual da EXPOSIBRAM, basta acessar o site do evento www.portaldamineracao.com.br/exposibram2020 e entrar em contato com a Secretaria Executiva pelo e-mail comercialexposibram2020@ibram.org.br ou pelo telefone (31) 3444 – 4794

Diversas empresas já associaram sua marca como patrocinadoras: Vale (Diamante), Mosaic Fertilizantes (Platina), Anglo American (Ouro), Kinross Paracatu (Ouro), CMOC Brasil (Prata), Horizonte Minerals (Prata), Mineração Usiminas (Prata), Serabi Gold (Bronze), Geobrugg (Bronze) e Dassault Systemes (Bronze).

O evento tem o apoio editorial da Revista Eae Máquinas, In The Mine, Brasil Mineral, Revista Amazônia, Nueva Mineria y Energia, Site Notícias de Mineração Brasil, Conexão Mineral e Brasil Mining Site.

Figuram como apoiadores institucionais da EXPOSIBRAM até o momento: Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), Instituto Aço Brasil, Serviço Geológico do Brasil (CPRM), Sindicato da Indústria Mineral de Minas Gerais (Sindiextra), Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), Sindicato das Indústrias Minerais do Estado do Pará (Simineral), Associação Comercial de Minas Gerais (ACMinas), Federação das Indústrias do Estado do Pará  (FIEPA), Associação Brasileira dos Produtores de Pesquisa Mineral (ABPM), Ministério de Minas e Energia (MME/SGM), Mining Hub, Universidade Federal do Pará (UFPA), Federação das Indústrias do Estado de Goiás (FIEG), Firjan, Associação Brasileira de Grandes Consumidores Industriais de Energia e do Consumidores livres (Abrace), Sindicato das Indústrias Metalúrgicas e de Material Elétrico do Estado do Espírito Santo (SINDIFER) , Associação Brasileira de Engenheiros de Minas (Abremi), Associação Nacional das Entidades de Produtores de Agregados para Construção (ANEPAC) e Associação Brasileira da Indústria Ferroviária (Abifer).

Serviço:

Expo & Congresso Brasileiro de Mineração (EXPOSIBRAM)
Data:
 24 a 26 de novembro de 2020
Local: evento virtual
Mais informações: www.portaldamineracao.com.br/exposibram2020
Clique aqui e faça sua inscrição para participar do evento
Secretaria Executiva: (31) 3444 – 4794

 

Jose Luiz Gordon – crédito: divulgação

ENTREVISTA

Portal da Mineração: A palestra Inovação na Gestão de Resíduos de Mineração, em parceria com a Embrapii, vai trazer grandes representantes do setor de tecnologia, pesquisa e desenvolvimento industrial. O que será apresentado de inovador para o participante da EXPOSIBRAM 2020?  

José Luís Gordon: No painel “Gestão de Resíduos” teremos a apresentação de seis Unidades EMBRAPII com grande competência tecnológica e conhecimento de ponta para ajudar as empresas a resolverem seus principais desafios neste tema. As Unidades irão apresentar competências específicas considerando desafios para a gestão de resíduos e soluções em Manufatura Integrada; Monitoramento e Instrumentação para o Meio Ambiente; Materiais de Alto Desempenho; Polímeros; Tecnologias inovadoras de Refrigeração e Química Verde.

Portal da Mineração: Gostaria que o senhor falasse um pouco sobre a importância dessa parceria com o IBRAM na discussão de gestão de resíduos na mineração e a sua expectativa em relação à EXPOSIBRAM 2020.

José Luís Gordon: A EMBRAPII apoia instituições de pesquisa tecnológica, conhecidas como Unidades EMBRAPII, fomentando a inovação na indústria brasileira. As Unidades EMBRAPII são credenciadas e recebem recursos para compartilhar riscos na fase pré-competitiva da inovação com as empresas. A EXPOSIBRAM 2020 é uma oportunidade única para apresentar as competências de algunsdesses centros de pesquisa no desenvolvimento de soluções de alto conteúdo tecnológico, customizadas para as empresas associadas do IBRAM participantes do evento. O objetivo é tornar as empresas do setor mineral mais competitivas, tanto no mercado interno como no mercado internacional.

Portal da Mineração: Outra parceria firmada entre a Embrapii e o IBRAM, que é de suma importância para o Instituto e o setor da mineração, foi o acordo assinado em julho deste ano durante o e-Mineração com o objetivo de incentivar a ampliação de investimentos em inovações tecnológicas para a indústria mineral. Qual sua expectativa em relação aos resultados que esta parceria pode trazer para o setor? 

José Luís Gordon: O acordo firmado entre o IBRAM e a EMBRAPII no dia 15/07/2020, na abertura do evento e-Mineração tem por objetivo estabelecer uma aliança estratégica para a execução de ações conjuntas que contribuam para firmar uma estreita relação entre as Unidades EMBRAPII e as empresas do setor de mineração. A expectativa é que os resultados serão muito positivos,  com o desenvolvimento de muitos novos projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação que certamente irão trazer maior competitividade para o setor mineral brasileiro. Algumas ações especificas que podem avançar a partir deste acordo incluem:

  1. a)      Estimular projetos conjuntos entre as empresas associadas ao IBRAM e as Unidades EMBRAPII;
  2. b)      Estimular que as Unidades aprofundem pesquisas nos temas de prioridade do setor mineral;
  3. c)      Realizar e apoiar/promover a realização Roadshowse Encontros para aproximar as Unidades EMBRAPII das empresas do setor mineral;
  4. d)      Realizar EMBRAPII Day Presencial ou Online para apresentar as Unidades EMBRAPII para as empresas do setor mineral;
  5. e)      Fomentar Projetos Colaborativas entre empresas do setor mineral e também entre empresas e suas cadeias de fornecedores.

 

LEIA MAIS

Mineração muda forma de fazer negócios, cria atrativos para fornecedores do Brasil e de outros países e acena com investimentos de US$ 37 bilhões

EXPOSIBRAM 2020 organiza live com cantores regionais do Pará

Mineradoras investem em estratégias para minimizar riscos sociais

Restauração Florestal de Áreas Mineradas será tema de minicurso na EXPOSIBRAM 2020

Grupo de cientistas/professores fará experiências ao vivo com minérios para jovens e crianças de todo o país

Confira quem são os patrocinadores e apoiadores da EXPOSIBRAM 2020

Players do setor mineral convidam para participar da EXPOSIBRAM 2020 100% online

Micros e pequenas empresas mineradoras representam quase 90% do setor mineral do Brasil

Inovação na Gestão de Resíduos de Mineração será tema para debates na EXPOSIBRAM 2020

Gestão de Segurança de Barragens de Mineração será tema de minicurso online na EXPOSIBRAM 2020

IoT e Manufatura 4.0 estão entre as principais tendências sustentáveis da indústria da mineração

#MineraçãodoBrasil

0
0