IoT e Manufatura 4.0 estão entre as principais tendências sustentáveis da indústria da mineração

Estes temas serão abordados em painel, durante a EXPOSIBRAM 2020 e terá a participação do diretor da EMBRAPII, Carlos Eduardo Pereira

Sorry, this entry is only available in Brazilian Portuguese. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

A manufatura 4.0 é uma realidade na mineração brasileira. Existe um grande investimento do setor para o desenvolvimento de soluções tecnológicas de alta complexidade e aplicação de conceitos como IoT (Internet ofThings/Internet das Coisas), Inteligência Artificial, Big Data Analytics e Transformação Digital. Várias minas, por exemplo, automatizam suas operações em prol, principalmente, da segurança das pessoas. É uma busca constante pelo desenvolvimento sustentável, preservação do meio ambiente, melhoria da qualidade de vida da sociedade e o crescimento da economia.

Segundo o Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), a previsão de investimentos do setor mineral nos próximos 5 anos, de 2020 a 2024, é de U$37,1 bilhões de dólares. “Queremos que a mineração seja cada vez mais desenvolvida. É preciso transformar todo o potencial em realidade. Investir em pesquisas, novas tecnologias, abertura de capital no mercado financeiro e novas formas de crescimento para que cada vez mais possamos ajudar no desenvolvimento socioeconômico do Brasil”, afirma Wilson Brumer, presidente do Conselho Diretor do IBRAM.

Em julho de 2020, o IBRAM firmou um acordo com a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMPRAPII) com o objetivo de estabelecer uma aliança estratégica para executar ações que contribuam para estreitar a relação entre as Unidades EMBRAPII e as empresas de mineração. “A aplicação de conceitos como IoT, Inteligência Artificial, Big Data Analytics, Transformação Digital na área de mineração traz diversas contribuições positivas, tais como um aumento da produtividade e da segurança operacional, diminuição de resíduos com o uso de processos mais eficientes e do aumento da rastreabilidade dos fluxos de matéria-prima, máquinas e pessoas”, afirma o diretor da EMBRAPII, Carlos Eduardo Pereira.

Segundo Pereira, em 2020 a organização, mesmo em meio à pandemia, conseguiu ampliar de 42 para 61 o número de unidades EMBRAPII. Com isso, aumentou a capacidade de desenvolvimento de pesquisas aplicadas de e-mineração. “Estamos prontos para apoiar as empresas do setor de mineração, tanto com a capacidade técnica de nossas unidades, quanto com recursos financeiros não reembolsáveis, a desenvolverem projetos de pesquisas aplicadas inovadores”, reforça o diretor.

O representante da EMBRAPII também reforça que a organização traz competências técnicas voltadas a auxiliar as empresas mineradoras a mitigar os riscos tecnológicos e financeiros, possibilitando o desenvolvimento de soluções inovadoras, com pesquisadores altamente qualificados e laboratório com equipamentos de última geração. “É importante destacar a possibilidade de desenvolver projetos cooperativos realmente inovadores, de forma conjunta entre diferentes empresas, que compartilham os custos e atuam junto às unidades EMBRAPII”, afirma Pereira.

Carlos Eduardo Pereira é palestrante do painel “IoT/Manufatura 4.0”, agendado para o 25 de novembro de 2020, às 9h, durante a Expo & Congresso Brasileiro de Mineração 2020 (EXPOSIBRAM 2020). O painel será moderado pelo Head de Estratégia e Novos Negócios da CBMM, Rodrigo Amado, e contará com a participação de representantes do Instituto Federal do Ceará – IFCE, do Instituto Nacional de Telecomunicações – INATEL, do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações, da Fundação CERTI, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), do Instituto de Pesquisas Eldorado e Centro de Engenharia Elétrica e Informática (CEEI).

Pereira reforça que o Congresso Brasileiro de Mineração é uma oportunidade de reunir as empresas do setor e as principais unidades da EMBRAPII que atuam na área. “Fomentará a tão desejada aproximação entre as Instituições de Pesquisa Científica e Tecnológica (ICTs) e as empresas incentivando-as a desenvolverem projetos de pesquisa aplicada na área de Mineração 4.0 e e-mineração, os quais tendem a impactar muito positivamente o setor”, diz o diretor.

EXPOSIBRAM 2020 será 100% online e gratuita

Esta edição histórica e inovadora da Expo & Congresso Brasileiro de Mineração 2020 (EXPOSIBRAM 2020), será 100% online. A previsão inicial era realizar o evento em Belém (PA), mas, em razão das restrições de circulação de pessoas devido à pandemia, o IBRAM, responsável pela organização, decidiu pelo formato virtual.

Assim como em outras edições, o evento será composto pela feira internacional, congresso, minicursos, palestras técnicas, entre outras atrações. Um dos destaques da edição 2020 serão as rodadas de negócios entre as mineradoras e empresas de diversos setores. A EXPOSIBRAM 2020 também terá uma programação especial, com manifestações culturais do Pará – um dos principais estados mineradores do Brasil – e atrações para crianças e jovens.

Para ter acesso gratuito à EXPOSIBRAM 2020 é necessário realizar inscrição prévia. Com o login e senha em mãos, nas datas do evento (24 a 26/11), o visitante acessará um sistema autoexplicativo e visualizará o “hall virtual”, que é uma imagem com diversas informações e três portais: um para o congresso, outro para a exposição virtual e o terceiro para a rodada de negócios. Por meio de muita tecnologia e interação, os participantes vão se sentir como no ambiente físico, mas com recursos para navegar pelas novidades do maior e mais importante evento da mineração na América Latina. Para inscrição e mais informações sobre a programação, acesse aqui.

Feira internacional

Para quem tem interesse em participar como expositor e patrocinador da feira e do congresso, bem como inscrever a apresentação de palestras técnicas na primeira edição virtual da EXPOSIBRAM, basta acessar o site do evento www.portaldamineracao.com.br/exposibram2020 e entrar em contato com a Secretaria Executiva pelo e-mail comercialexposibram2020@ibram.org.br ou pelo telefone (31) 3444 – 4794.

Patrocinadores

Diversas empresas já associaram sua marca como patrocinadoras, entre elas, a Vale (Diamante), a Mosaic Fertilizantes (Platina), a Anglo American (Ouro), a Kinross Paracatu (Ouro), a CMOC Brasil (Prata), a Horizonte Minerals (Prata), Mineração Usiminas (Prata), Geobrugg (Bronze) e a Serabi Gold (Bronze).

Apoio Editorial e Institucional

O evento tem o apoio editorial da Revista Eae Máquinas, In The Mine, Brasil Mineral, Revista Amazônia, Nueva Mineria y Energia, Site Notícias de Mineração Brasil, Conexão Mineral e Brasil Mining Site.

Figuram como apoiadores institucionais da EXPOSIBRAM até o momento a Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), Instituto Aço Brasil e o Serviço Geológico do Brasil (CPRM), Sindicato da Indústria Mineral de Minas Gerais (Sindiextra), Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), Sindicato das Indústrias Minerais do Estado do Pará (Simineral), Associação Comercial de Minas Gerais (ACMinas), Federação das Indústrias do Estado do Pará  (FIEPA), Associação Brasileira dos Produtores de Pesquisa Mineral (ABPM) e  Ministério de Minas e Energia (MME/SGM).

Serviço:

Expo & Congresso Brasileiro de Mineração (EXPOSIBRAM)
Data:
 24 a 26 de novembro de 2020
Local: evento virtual
Mais informações: www.portaldamineracao.com.br/exposibram2020
Clique aqui e faça sua inscrição para participar do evento
Secretaria Executiva: (31) 3444 – 4794

 

LEIA MAIS

Mineração muda forma de fazer negócios, cria atrativos para fornecedores do Brasil e de outros países e acena com investimentos de US$ 37 bilhões

EXPOSIBRAM 2020 organiza live com cantores regionais do Pará

Mineradoras investem em estratégias para minimizar riscos sociais

Restauração Florestal de Áreas Mineradas será tema de minicurso na EXPOSIBRAM 2020

Grupo de cientistas/professores fará experiências ao vivo com minérios para jovens e crianças de todo o país

Confira quem são os patrocinadores e apoiadores da EXPOSIBRAM 2020

Players do setor mineral convidam para participar da EXPOSIBRAM 2020 100% online

Micros e pequenas empresas mineradoras representam quase 90% do setor mineral do Brasil

Inovação na Gestão de Resíduos de Mineração será tema para debates na EXPOSIBRAM 2020

Gestão de Segurança de Barragens de Mineração será tema de minicurso online na EXPOSIBRAM 2020

IoT e Manufatura 4.0 estão entre as principais tendências sustentáveis da indústria da mineração

#MineraçãodoBrasil

0
0