Mineração Usiminas é uma das vencedoras do 22º Prêmio de Excelência da Indústria Minero-Metalúrgica

Sorry, this entry is only available in Brazilian Portuguese. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

A Mineração Usiminas (Musa) é uma das empresas vencedoras do 22º Prêmio de Excelência da Indústria Minero-Metalúrgica Brasileira, organizado pela Revista Minérios & Minerales. Com o trabalho “Uso de Amido de Mandioca como Depressor na Flotação de Minério de Ferro”, a Musa foi premiada na categoria Processos.

O trabalho, conduzido pelo gerente de Beneficiamento, André Nogueira, teve a participação dos colaboradores Isac Alves, Yago Diniz, Wagner Nunes e Gilberto Martinho.

A equipe começou as pesquisas com o intuito de desenvolver novos fornecedores e produtos, buscando a otimização do processo de flotação. Os resultados alcançados, de acordo com o técnico de processos Yago Diniz, superaram a expectativa. “Após os estudos e testes para aplicação em escala industrial, o amido de mandioca tornou-se o depressor oficial, proporcionando melhor qualidade do concentrado e maior rendimento mássico”, comenta.

Para Yago, ver a Musa entre as ganhadoras desta edição do Prêmio de Excelência da Indústria Minero-Metalúrgica Brasileira é uma grande satisfação. “Foi muito importante participar desse projeto, iniciado há dois anos. Recebemos muito incentivo e apoio técnico da empresa para seguir adiante, o que contribuiu imensamente com nosso crescimento profissional”, afirma.

O gerente de Beneficiamento, André Nogueira, destaca que a premiação significa o reconhecimento, a valorização do empenho da equipe envolvida. “A partir dos investimentos da Musa e do estímulo ao desempenho dos colaboradores, conseguimos mais uma vez inovar”, fala.

A premiação

Neste ano, 40 mineradoras de todo o país inscreveram 91 projetos, que foram avaliados por júri composto por especialistas da área. A premiação tem o objetivo de valorizar e compartilhar iniciativas que são inovadoras para o setor mineral do Brasil. São diversas categorias premiadas, dentre elas processos, metalurgia, geotecnia, segurança, gestão, manutenção e meio ambiente.

2
-1