Nexa oferece cursos internacionais de capacitação para médicos e enfermeiros de Aripuanã

Os treinamentos irão trazer melhorias nos casos de urgência e emergência do município

Sorry, this entry is only available in Brazilian Portuguese. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

A Nexa irá oferecer capacitação para os médicos e enfermeiros que atuam na urgência e emergência, em Aripuanã.  Os cursos são de ATLS (específico para médicos) e ATCN (específico para enfermeiros), que possuem certificação internacional. O treinamento terá início no próximo dia 19, com as vídeos aulas, que poderão ser acessada pelos profissionais em formato digital. As aulas práticas serão realizadas nos dias 21 e 22 de outubro. O curso é ministrado pela empresa Core Help, que é responsável por selecionar e contratar instrutores capacitados. No total, são oferecidas 32 vagas.
A empresa contratada é chancelada pela American College of Surgeons (ACS). A ACS, é uma associação educacional de cirurgiões criada em 1913 para melhorar a qualidade do cuidado para o paciente cirúrgico, estabelecendo altos padrões para a educação e prática cirúrgica. O curso é desenvolvido com aulas teóricas, atividades práticas de atendimento simulado, além dos módulos de avaliação teóricos e práticos. A carga horária é de aproximadamente 20 horas.
O gerente geral de Mineração da Nexa do Projeto Aripuanã, Rodrigo Fonseca, avalia que a capacitação vai trazer melhorias nos atendimentos prestados à população aripuanense. “A capacitação é importante porque, com um tratamento mais eficiente, é possível reduzir a permanência do paciente na unidade hospitalar e também contribui para a diminuição das sequelas incapacitantes, em consequência, uma redução das despesas assistenciais”.
Os treinamentos estão condicionados a execução do Plano de Controle Ambiental (PCA) do Projeto Aripuanã, que encontra-se na fase de implantação. Para controlar, mitigar e monitorar os impactos do empreendimento, a Licença de Instalação emitida pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente (SEMA), em dezembro de 2018, estabeleceu uma série de ações através dos programas socioambientais e nas áreas de saúde e segurança sob influência do município.
Sobre os cursos
ATLS – do inglês Advanced Trauma Life Support foi criado pelo American College of Surgeons (ACS), em 1979. O curso foi trazido para o Brasil em 1989. Tem o objetivo de padronizar o atendimento ao paciente politraumatizado. É destinado para médicos de qualquer especialidade, mas é específico para cirurgiões devido à temática.
ATCN – do inglês Advanced Trauma Care for Nurse, é um curso avançado de trauma organizado pela Society of Trauma Nurse (STN), nos Estados Unidos, destinado a enfermeiros interessados em aprimorar seu conhecimento no atendimento ao doente traumatizado. É ministrado em conjunto com o ATLS que conta com o suporte do Comitê de Trauma do American College of Surgeons (ACS).
0
0