Profissionais do Hospital Santo Antônio recebem treinamento para lidar com paciente crítico de covid-19

A capacitação, oferecida pela Nexa, vai reforçar as habilidades das equipes para uma assistência mais segura e de qualidade em Aripuanã

Sorry, this entry is only available in Brazilian Portuguese. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

O cenário de enfrentamento à pandemia impõe desafios diários à equipe de saúde que está na linha de frente contra a covid-19. Buscando ampliar o conhecimento nesse sentido, a Nexa irá oferecer formação em serviço aos profissionais da saúde do Hospital Municipal Santo Antônio, em Aripuanã, na assistência e manejo de paciente crítico com diagnóstico de covid-19. O treinamento será coordenado pela empresa N-1 Inteligência de redes, parceira na iniciativa, responsável pelos instrutores capacitados. A programação terá início no dia 12 de janeiro com aulas práticas e apropriação de protocolos médicos.
Dentre os aspectos a serem abordados estão procedimentos de internação; protocolos de ventilação, pronação e medicamentoso; além de manejo respiratório; parâmetros clínicos de fluxo e protocolos de triagem e soluções para aumento da biossegurança. A metodologia prevê a troca de experiência entre profissionais e observação das rotinas atuais e as necessidades singulares de cada profissional, no contexto local, quanto ao atendimento de pacientes com covid-19. No final da capacitação, será emitido um certificado de participação, para quem estiver presente nos treinamentos, com presença mínima estabelecida pela equipe organizadora.
A diretora da N-1 Inteligência de redes, Mariana de Salles, destaca a importância da formação em serviço para a assistência dos atendimentos. “Nosso objetivo principal é ofertar apoio e capacitação aos profissionais da saúde e propiciar o melhor desempenho na realização das suas atividades, visando sempre a segurança e a qualidade assistencial. Além disso, ensinar e compreender os desafios para os atendimentos dos pacientes críticos que exigem cuidados de manejo é o caso da ventilação mecânica”, explica.
O gerente geral de Mineração da Nexa do Projeto Aripuanã, Rodrigo Fonseca, avalia que a capacitação vai trazer melhorias nos atendimentos e deixar um legado à população aripuanense. “O nosso propósito é promover as melhores práticas e garantir a qualidade da assistência nos serviços prestados à população aripuanense. A pandemia do coronavírus requer qualificação e investimento em capacitação para os profissionais que estão na linha de frente. O resultado disso é mais confiança para a equipe médica, além de garantir também a segurança para os pacientes”, considera.
Doações – A Nexa entregou para a Secretaria de Saúde de Aripuanã dois novos respiradores que estão sendo utilizados no Hospital Municipal Santo Antônio. O repasse ocorreu no mês de agosto de 2020 e concluiu o Termo de Cooperação firmado entre a empresa e a Prefeitura, em março do ano passado, com objetivo de fortalecer o enfrentamento da pandemia do novo coronavírus no município. No total, a população local dispõe de cinco respiradores adquiridos pela empresa. Outras três unidades foram entregues em julho de 2019, como parte do Plano de Controle Ambiental (PCA). O Termo de Cooperação também garantiu a doação de diversos outros itens e serviços essenciais para a segurança dos profissionais de saúde pública.
0
0