Programa Mineração e Desenvolvimento e Nova Agenda Regulatória são temas de painel na EXPOSIBRAM 2020

Painel reforça o compromisso do setor mineral brasileiro com o crescimento econômico e o desenvolvimento sustentável do país

Sorry, this entry is only available in Brazilian Portuguese. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

Programa Mineração e Desenvolvimento e Nova Agenda Regulatória são temas de painel na EXPOSIBRAM 2020

As novas políticas públicas para o desenvolvimento da indústria da mineração no Brasil serão apresentadas e debatidas na Expo & Congresso Brasileiro de Mineração 2020 (EXPOSIBRAM 2020). Painel no dia 26/11, às 10h30, reunirá o Diretor-Presidente do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), Flávio Ottoni Penido, e o Secretário da Secretaria de Geologia, Mineração e Transformação Mineral do Ministério de Minas e Energia, Alexandre Vidigal de Oliveira, para falarem sobre o Programa Mineração e Desenvolvimento e a Nova Agenda Regulatória para o setor.

Planos e metas para os próximos anos no setor mineral

O planejamento de compromissos de metas do setor mineral no período 2020-2023, chamado “Programa Mineração e Desenvolvimento”, está dividido em dez planos, sendo que cada um tem um conjunto de metas, totalizando 108. Boa parte delas é estudada e executada pelas equipes do governo. “Vamos promover o desenvolvimento e o crescimento quantitativo e também qualitativo do setor mineral brasileiro”, afirma Alexandre Vidigal.

Dentre os objetivos centrais do governo estão: a ampliação do conhecimento geológico no Brasil; expansão das áreas sujeitas à atividade mineral; elevação do grau de sustentabilidade do setor; crescimento da produção e das receitas provenientes da atividade; e aumento da segurança jurídica com o objetivo de atrair investimentos para área. Além disso, é importante ressaltar a meta de consolidar a mineração como parceiro do desenvolvimento sócio-econômico-ambiental, principalmente dos municípios mineradores e da região do entorno.

Alexandre Vidigal reforça a importância das ações de aproximação entre a indústria da mineração e a sociedade. “É importante que sociedade tenha a compreensão de que mineração é imprescindível para o país e para cada um de nós. A mineração contemporânea não está mais associada àquela imagem antiga da destruição, da degradação, da perda. Queremos corrigir a mineração do passado com a mineração do presente”, diz, em referência aos compromissos expostos no planejamento 2020-2023.

Para o diretor-presidente do IBRAM, a agenda proposta pelo governo atende ao propósito do setor mineral de sempre defender a legalidade das operações, bem como o ambiente de segurança jurídica para promover o desenvolvimento com sustentabilidade. “O IBRAM defende uma mineração vista não somente como geradora de divisas e empregos. A atividade exige preocupações de naturezas sociais e ambientais, em que os termos sustentabilidade e governança devem ser acrescidos de financiabilidade. Aqueles projetos que não estiverem alinhados, pelo ponto de vista socioambiental, preocupados com a natureza e com o desenvolvimento das pessoas e das comunidades nas quais estão inseridos, certamente não serão passíveis de investimentos.”

Agenda Regulatória – biênio 2020-2021

Outro importante assunto que os palestrantes abordarão durante a EXPOSIBRAM 2020, será a Agenda Regulatória da Agência Nacional de Mineração (ANM), biênio 2020-2021. O instrumento de planejamento regulatório, gestão e transparência estabelece os temas que serão prioritários para a atuação da agência em um período de 2 anos.

Na agenda, são previstos 21 temas organizados em cinco eixos temáticos: transversal, sustentabilidade, pesquisa, produção e água mineral. O objetivo da ANM é proporcionar o aumento dos atos regulatórios, com ampliação da prestação de contas, bem como do controle e participação social, trazendo maior previsibilidade e segurança ao setor e à sociedade.

EXPOSIBRAM 2020 será 100% online – inscrições gratuitas

Esta edição história e inovadora da Expo & Congresso Brasileiro de Mineração 2020 (EXPOSIBRAM 2020) será 100% online. O evento reunirá os mais importantes líderes do segmento da mineração que compartilharão no ambiente virtual seus projetos, casos de sucesso, novidades, novos negócios e perspectivas para as próximas décadas em relação ao setor.

Assim como em outras edições, o evento será composto pela feira internacional, congresso, minicursos, palestras técnicas, entre outras atrações. Um dos destaques da edição 2020 serão as rodadas de negócios entre as mineradoras e empresas de diversos setores. A programação do Congresso Brasileiro de Mineração contará com palestras e debates pelos especialistas internacionais em mineração e setores afins sobre o contexto político e socioeconômico global e os desafios do setor mineral.

Para participar e saber mais sobre a programação, basta acessar o site da EXPOSIBRAM 2020 (https://portaldamineracao.com.br/exposibram2020/) e fazer a inscrição gratuita.  Como login e senha em mãos, nas datas do evento (24 a 26/11), o visitante acessará o “hall virtual”, uma passagem para participar da programação geral, que também contará com manifestações culturais do Pará – um dos principais estados mineradores do Brasil – e atrações para crianças e jovens.

Patrocinadores

Diversas empresas já associaram sua marca como patrocinadoras: Vale (Diamante), Mosaic Fertilizantes (Platina), Anglo American (Ouro), Kinross Paracatu (Ouro), CMOC Brasil (Prata), Horizonte Minerals (Prata), Mineração Usiminas (Prata), Serabi Gold (Bronze), Geobrugg (Bronze) e Dassault Systèmes (Bronze) e Minax (Bronze).

Apoio Editorial e Institucional

O evento tem o apoio editorial da Revista Eae Máquinas, In The Mine, Brasil Mineral, Revista Amazônia, Nueva Mineria y Energia, Site Notícias de Mineração Brasil, Conexão Mineral, Brasil Mining Site e International Mining.

Figuram como apoiadores institucionais da EXPOSIBRAM até o momento: Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), Instituto Aço Brasil, Serviço Geológico do Brasil (CPRM), Sindicato da Indústria Mineral de Minas Gerais (Sindiextra), Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), Sindicato das Indústrias Minerais do Estado do Pará (Simineral), Associação Comercial de Minas Gerais (ACMinas), Associação Brasileira de Indústria de Água Mineral (ABINAM), Sindicato Nacional da Indústria de Águas Minerais (SINDINAM), Federação das Indústrias do Estado do Pará  (FIEPA), Associação Brasileira dos Produtores de Pesquisa Mineral (ABPM), Ministério de Minas e Energia (MME/SGM), Mining Hub, Universidade Federal do Pará (UFPA), Federação das Indústrias do Estado de Goiás (FIEG), Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), Associação Brasileira de Grandes Consumidores Industriais de Energia e do Consumidores livres (Abrace), Sindicato das Indústrias Metalúrgicas e de Material Elétrico do Estado do Espírito Santo (SINDIFER), Associação Brasileira de Engenheiros de Minas (Abremi), Associação Brasileira de Municípios (ABM),  Associação Nacional das Entidades de Produtores de Agregados para Construção (ANEPAC), Associação Brasileira da Indústria Ferroviária (Abifer), Governo do Estado do Pará e Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico Mineração e Energia do Estado do Pará, Centro das Indústrias do Pará (CIP) e Centro de Tecnologia Mineral (CETEM).

 

Serviço

Expo & Congresso Brasileiro de Mineração – EXPOSIBRAM 2020
Site: http://www.portaldamineracao.com.br/exposibram2020
Data: 24 a 26 de novembro de 2020
Local: evento virtual a partir de Belém (Estado do Pará, Brasil).
Clique aqui e faça sua inscrição para participar do evento
Secretaria Executiva: 55 (31) 3444-4794 / comercialexposibram2020@ibram.org.br

 

Horários:

24/11
8h30 às 19h
20h às 22h (Show Cultural – Canta Pará no Youtube)

25/11
9h às 19h
19h30 às 20h30 (Ciência em Show no Youtube)

26/11
9h às 19h

 

LEIA MAIS

Mineração muda forma de fazer negócios, cria atrativos para fornecedores do Brasil e de outros países e acena com investimentos de US$ 37 bilhões

EXPOSIBRAM 2020 organiza live com cantores regionais do Pará

Mineradoras investem em estratégias para minimizar riscos sociais

Restauração Florestal de Áreas Mineradas será tema de minicurso na EXPOSIBRAM 2020

Grupo de cientistas/professores fará experiências ao vivo com minérios para jovens e crianças de todo o país

Confira quem são os patrocinadores e apoiadores da EXPOSIBRAM 2020

Players do setor mineral convidam para participar da EXPOSIBRAM 2020 100% online

Micros e pequenas empresas mineradoras representam quase 90% do setor mineral do Brasil

Inovação na Gestão de Resíduos de Mineração será tema para debates na EXPOSIBRAM 2020

Gestão de Segurança de Barragens de Mineração será tema de minicurso online na EXPOSIBRAM 2020

IoT e Manufatura 4.0 estão entre as principais tendências sustentáveis da indústria da mineração

#MineraçãodoBrasil

0
0