Women in Mining Brasil empossa primeira diretoria

Sorry, this entry is only available in Brazilian Portuguese. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

A diretoria da Women in Mining Brasil (WIMBR) tomou posse na tarde desta 3ª feira (10/12), no Mining Hub, em Belo Horizonte (MG). O WIMBR está inserido em uma mobilização internacional  estruturada nos últimos anos em países como Canadá, Austrália, África do Sul, Chile, os do Reino Unido, entre outros.

A diretoria brasileira é composta por profissionais que atuam em diversas áreas da indústria mineral, engajadas no desenvolvimento de uma indústria mais inclusiva e diversa. O Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), organização privada de maior relevância na mineração brasileira, apoia e participa ativamente do movimento. Alexandre Valadares Mello, diretor de Relações com Associados e Municípios, representou o IBRAM no evento, também prestigiado por representantes das mineradoras associadas.

Acompanhe e participe do WIMBR pelo Instagram – @wim_brasil

Segundo a presidente do WIMBR, Patrícia Procópio, “queremos trabalhar a inclusão e a diversidade como um todo”, o que significa todos os espectros desta agenda. “Quando você traz as mulheres para o ambiente de trabalho, intuitivamente e com muito maior fluidez, a inclusão e a diversidade acontecem. A mulher tem isso na sua essência, disse”.

Alcançar a igualdade de gênero e empoderar as mulheres e meninas é um dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas e o WIMBR está engajado nesta agenda mundial.

Patrícia Procópio foi empossada na presidência do WIMBR

Conheça as dirigentes do WIMBR

Patrícia Procópio
MP Consultoria

Presidente

Cláudia Salles
IBRAM – Instituto Brasileiro de Mineração

Vice-Presidente

Andréia Rabetim
Vale

Diretora de Relações Institucionais

Jamile Cruz
I&D 101

Diretora de Relações Internacionais

Cláudia Diniz
Mining Hub

Diretora Financeira

Elena Renovato
IBRAM – Instituto Brasileiro de Mineração

Diretora de Relações Governamentais

Júlia Mattioli
UFMG

Diretora de Comunicação e Marketing

Gláucia Cuchierato
Geoansata

Diretora Administrativa


 

O WIMBR, explicou Patrícia Procópio, pretende construir um novo olhar para o setor mineral brasileiro:

– de respeito às mulheres em todos os níveis da organização e em todas àreas de atuação;

– de estímulo à ambientes de trabalho inclusivos e diversos;

– de participação das mulheres como  fonte de expertise técnica, excelência operacional, inovação para promoção;

– da indústria global para um futuro sustentável.

Diretor do IBRAM, Alexandre Mello, fala sobre o apoio do Instituto ao WIMBR.

Objetivos estratégicos e projetos

Aumentar a participação das mulheres em todos os níveis, principalmente em cargos de liderança na mineração, bem como estimular a contratação de empresas (fornecedoras, por exemplo) lideradas por mulheres são alguns dos objetivos estratégicos do WIMBR, disse Patrícia.

Outra estratégia é desenvolver talentos femininos desde a infância. Neste caso, o Women in Mining Brasil, com base em metodologia em prática no Canadá, quer doar kits às escolas brasileiras, públicas e particulares, que trazem orientações às meninas sobre possibilidades de carreiras nas áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM).

O Women in Mining Brasil também atuará na promoção do empoderamento das mulheres que residem nas comunidades onde ocorre a mineração. Nessas localidades, disse Cláudia Salles, vice-presidente do WIMBR, “fortalecer a participação das mulheres nas comunidades é fundamental para garantir a participação ativa e qualificada da sociedade civil nos territórios onde a mineração está inserida”.

 

A atuação do WIMBR pode ser acompanhada pelo Instagram (@wim_brasil) – o e-mail da organização é wimbr@mininghub.com.br.

 

Leia mais:

 

Primeira diretoria da Women In Mining Brasil toma posse em BH

 

 

Políticas de inclusão de gênero são mais um desafio para a indústria da mineração

 

 

Equidade entre os gêneros no setor mineral é tema de encontro em Belo Horizonte

 

 

Oficina debate equidade de gêneros na mineração

 

Mineração busca agenda para equidade entre os gêneros no setor

 

Confira conteúdos sobre o tema mulheres na mineração

 

-1
3