Equidade entre os gêneros no setor mineral é tema de encontro em Belo Horizonte

A busca pela equidade entre os gêneros foi tema de uma oficina de trabalho promovida pelo Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) com participação de empresas do setor, na última quarta-feira (7/8), em Belo Horizonte (MG). O encontro ocorreu na sede do Mining Hub.

No evento foram debatidos cases relacionados ao cenário atual da participação das mulheres no setor mineral brasileiro, mostrando os esforços atuais para aumentar a presença delas no setor.

Para a assessora técnica do IBRAM, Elena Renovato, as mulheres sempre fizeram parte desta indústria, porém, em uma proporção muito pequena e em posições  pouco estratégicas. “Este trabalho tem o intuito de mostrar o empoderamento feminino e a importância da inclusão feminina nesta indústria que pode ser traduzido em melhora da produtividade, beneficiando os negócios. A presença feminina vem se fortalecendo na mineração a cada dia. Para que esse número prospere ainda mais, é necessário que as empresas busquem dar publicidade ao tema, criem oportunidades de discussão e abram mais espaço para as mulheres”, analisa.

Este foi o segundo workshop para debater esta agenda desenvolvida pela Women In Mining Canadá e adequá-la  à realidade brasileira, de modo a fomentar tanto a inclusão de mulheres no ambiente corporativo quanto um maior engajamento na formação de mulheres na academia e também o empoderamento delas nas comunidades dos territórios minerais. “A ideia é lançar este material em dezembro deste ano”, afirma Elena.

O evento é uma ação de parceria entre o IBRAM, a embaixada do Canadá, a Fundação Vale e a Associação Women in Mining e a embaixada Britânica. Também esteve presente a gerente de Assuntos Ambientais do IBRAM, Cláudia Salles.

0
0