Evento vai apresentar às mineradoras novas soluções para gestão e aproveitamento dos rejeitos minerais

Novas tecnologias, serviços e produtos relacionados à gestão e ao manejo de rejeitos serão apresentadas em junho, por iniciativa do IBRAM em parceria com o CREA-MG, com apoio institucional do MME.

Empresas brasileiras e também companhias com atuação internacional vão apresentar às mineradoras, em junho, dezenas de novas soluções desenvolvidas para melhorar a gestão e o manejo dos subprodutos do beneficiamento mineral ou rejeitos minerais. O tema é de grande interesse para a indústria mineral, que busca superar este que é um grande desafio setorial em todo o mundo. A apresentação vai acontecer nos dias 5 e 6 de junho, em Belo Horizonte (MG). Inicialmente, o evento “Fornecedores de Tecnologias para gestão e manejo de rejeitos de mineração” iria ocorrer em apenas um dia, porém, em razão da grande procura, os organizadores estenderam a programação.

Segundo o Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), este evento tem o propósito de aproximar fornecedores e mineradoras que investem constantemente na gestão dos subprodutos da atividade. Além disso, será um momento importante para disseminar conhecimento em torno das novas tecnologias, serviços e produtos desenvolvidos no Brasil e em outros países. Entidades globais de mineração, como o ICMM – Conselho Internacional de Mineração e Metais, também agem para incentivar a apresentação de novas tecnologias e práticas voltadas à gestão e ao manejo dos subprodutos e o IBRAM também integra este esforço internacional.

O conteúdo das apresentações do evento em Belo Horizonte será organizado em forma de banco de dados, que poderá vir a ser utilizado pelas companhias mineradoras e outros interessados em conhecer os fornecedores potenciais de tecnologias, serviços e produtos relacionados à gestão e manejo dos subprodutos minerais.

O evento é fruto de uma chamada pública que o Instituto lançou em 15 de abril. Cerca de 40 empresas já fizeram inscrição para a chamada pública.

A aproximação entre fornecedores e mineradoras é uma iniciativa do IBRAM, em parceria com Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (CREA-MG), com apoio do Ministério de Minas e Energia.

A participação no evento é gratuita mediante inscrição e limitada a capacidade do auditório. Clique aqui e faça a sua https://forms.gle/x2RbqpHfLsB8Tevo6

Fornecedores interessados em participar devem preencher a ficha técnica para submissão das propostas pelo linkhttps://ibram-pesquisa.typeform.com/to/L93vZvO prazo para inscrição vai até 15 de maio. Além disso, é necessário enviar ao e-mail ibram@ibram.org.br documento e/ou portfólio com descrição e fotos de sua proposta técnica de tecnologias, serviços e produtos relacionados ao tema.

2
0