Exposibram 2019: thyssenkrupp destaca novo britador de rolos excêntrico e portfólio para mineração 4.0

A thyssenkrupp, por meio de sua área de negócios Industrial Solutions, está entre os  expositores da EXPOSIBRAM 2019 – Expo & Congresso Brasileiro de Mineração, um dos maiores eventos do setor no mundo, que acontece a partir de 9 de setembro, em Belo Horizonte (MG). Líder global em soluções para mineração, a empresa vai apresentar uma série de novidades, entre elas o Britador de Rolos Excêntrico ERC e a Empilhadeira sobre Ponte Móvel lizard®. Além disso, um dos destaques no estande da thyssenkrupp será o seu portfólio de soluções para mineração 4.0, que possibilita a digitalização de todos os processos a partir de sistemas autônomos e inteligência artificial, desde a extração de minério, processamento, estocagem até a logística de escoamento nos portos.

Inovação desenvolvida pela thyssenkrupp, o Britador de Rolos Excêntrico ERC é uma excelente opção para a britagem primária de rochas e minérios. Compacto e robusto, possui um design patenteado, com uma peneira integrada que permite vazões entre 600 e 10.000 toneladas por hora. Adequado para uso tanto em operações subterrâneas como em mineração a céu aberto, o ERC oferece eficiência e flexibilidade significativamente maiores do que os britadores primários convencionais. O britador trabalha combinando as funções de um britador de mandíbulas e de rolos, aumentando sua flexibilidade operacional no processamento mineral de rochas e minérios de alta e baixa resistência, garantindo assim mais economia, produtividade e eficiência energética.

“Com o ERC, desenvolvemos uma tecnologia pioneira. Seu design inovador combina as vantagens dos britadores primários convencionais e elimina suas desvantagens típicas com o tamanho compacto, por exemplo. Como resultado, o ERC pode ser usado em operações de mineração subterrânea e de superfície e em pedreiras para processar minério e rochas de alta resistência de maneira mais eficaz”, afirma Marco Antônio de Castro, diretor executivo da unidade de negócios de Mineração da thyssenkrupp Industrial Solutions para o Brasil.

Além disso, a thyssenkrupp também destaca durante a EXPOSIBRAM a Empilhadeira sobre Ponte Móvel lizard®, equipamento para lixiviação e empilhamento de rejeitos secos que combina duas tecnologias comprovadas – o transportador tipo em ponte (“bridge conveyor”) e o tripper car.

Uma das principais vantagens do lizard® é a utilização de múltiplos crawlers, que permite uma operação mais flexível. Os crawlers duplos garantem manobrabilidade irrestrita em todas as direções, evitando os grandes raios de giro dos sistemas convencionais.

Com um portfólio de cerca de 200 soluções que atendem às mineradoras desde a mina até o porto, a thyssenkrupp não só está entre os principais fornecedores mundiais para mineração, como também vem liderando o processo de digitalização no setor, a chamada mineração 4.0.

A maioria das plantas e máquinas de mineração gera grandes quantidades de dados. A thyssenkrupp combina suas competências digitais e técnicas e usa essas informações para criar valor agregado mensurável para os clientes de mineração. As soluções de serviços baseadas em dados da empresa otimizam os processos operacionais ou atuam como ponto de partida, permitindo que as mineradoras controlem com precisão sua produção e melhorem a qualidade do produto, bem como a eficiência energética. Além disso, futuras falhas são previstas em um estágio inicial, de modo que os tempos de parada sejam minimizados e a produtividade seja ampliada. Ao analisar os dados coletados, os engenheiros da thyssenkrupp podem possibilitar que as plantas sejam inspecionadas e otimizadas com mais precisão, eficiência e segurança.

Com as soluções 4.0, todos os equipamentos podem ser automatizados e interconectados, o que permite ao operador monitorar o sistema como um todo à distância, o que também contribui significativamente para o aumento da segurança nas operações. Hoje a thyssenkrupp já é capaz de automatizar e interconectar operações de todo tipo de equipamento, desde escavadeiras, sistemas IPCC, britadores, transportadores de correia até sistemas para pátios de estocagem e logística de portos.

No caso específico dos pátios de estocagem, por exemplo, já é possível implementar soluções digitais que possibilitam que os equipamentos identifiquem a localização de cada tipo de material no pátio (por meio de tecnologias de escaneamento 3D e drones), as respectivas características desses materiais e façam a disposição automática nos devidos vagões ou diretamente nos navios, de acordo com o pedido recebido pelo sistema.

“Entre os principais benefícios da digitalização na mineração está o aumento significativo da eficiência dos processos, da produtividade e sustentabilidade, além da redução dos custos de produção, o que para este setor é fundamental. Além disso, os diversos sensores instalados e os dados coletados dos equipamentos inteligentes têm o potencial para permitir manutenções preditivas, que podem reduzir significativamente as paradas nos maquinários”, comenta Bruno Castro, brasileiro que lidera o Digital Technology Office, célula de inovação que a thyssenkrupp criou na Alemanha para atender exclusivamente as mineradoras. Esse escritório atua de forma integrada com as 16 localidades especializadas em mineração que a empresa possui ao redor do mundo, entre elas a unidade do Brasil.

Maior sistema de carregamento de vagões para minério de ferro do mundo

Durante a EXPOSIBRAM, a thyssenkrupp destaca ainda outras soluções para manuseio e transporte de minérios. Entre elas o maior e mais moderno sistema automatizado de carregamento de vagões do mundo, implementado em uma grande mina de minério de ferro do Brasil. Trata-se de um projeto desenvolvido pela unidade da thyssenkrupp em Belo Horizonte (MG), considerada um dos principais Centros de Excelência do Grupo para o setor de mineração. Com capacidade nominal de 16.000 t/h, esse sistema, também conhecido como TLO (Train Load-Out), elimina erros de operação humana e aumenta significativamente a produtividade.

A thyssenkrupp se consolidou, também, como a principal fornecedora de viradores de vagões utilizados em portos pelos quais as mineradoras fazem o escoamento dos minérios para os mercados consumidores. No Brasil, a empresa entregou mais de 80% dos viradores que entraram em operação na última década, com aplicação não só em mineração, mas em outros segmentos industriais.

Produção 100% nacional da nova geração de prensas de rolo de alta pressão HPGR

Outra novidade que a thyssenkrupp anuncia na EXPOSIBRAM é a fabricação das prensas de rolo de alta pressão HPGR em seu Centro de Serviços situado em Santa Luzia (MG). Com isso, a empresa passa a ser a única com capacidade para produzir e fornecer localmente esse tipo de equipamento. Como líder de mercado global dessa tecnologia, a companhia tem utilizado sua experiência de mais de 40 anos e também o feedback dos mais de 130 HPGRs instalados ao redor do mundo para desenvolver uma nova geração de prensas de rolo de alta pressão com novos avanços técnicos.

A nova geração de HPGRs da thyssenkrupp está mais econômica do que nunca graças à maior eficiência energética, redução de desgastes – devido à superfície de retificação cravejada de metal duro – e menores custos operacionais em razão da facilidade de manutenção. Com uma eficiência maior, o equipamento proporciona taxas de recuperação 33% mais altas que os sistemas convencionais na área de cominuição. Além disso, é mais confiável, oferecendo mais de 95% de disponibilidade por meio de uma tecnologia inteligente de manutenção preventiva e preditiva. Seja qual for a aplicação, traz mais benefícios na cominuição e ajuda a otimizar os processos de moagem.

Além do Centro de Serviços de Santa Luzia, a thyssenkrupp conta também com um Centro de Serviços em Carajás (PA), localizado bem próximo aos principais complexos de mineração da região Norte. “As duas unidades oferecem um portfólio de serviços 360º, ou seja, que atendem a todo o ciclo de vida de uma planta: gerenciamento e fornecimento de peças sobressalentes e de desgaste, serviços de campo e de oficina, expansões e modernizações complexas, bem como operação e manutenção de plantas”, explica Marcelo Botelho, diretor da área de Serviços da thyssenkrupp Industrial Solutions para o Brasil.

techday

Para apresentar ao setor de mineração as vantagens e aplicações de seu portfólio na prática, a thyssenkrupp conduzirá em seu estande cinco sessões do treinamento interativo “techday” durante o evento. As inscrições podem ser realizadas por meio do link www.thyssenkrupp-brazil.com/pt-br/empresa/areas-de-negocio/industrial-solutions/techday/ e as vagas são limitadas.

A EXPOSIBRAM 2019 acontece entre os dias 9 e 12 de setembro e será realizada no Expominas – Av. Amazonas, 6200, Gameleira, Belo Horizonte. O estande da thyssenkrupp está na Rua Kunzita – Estande K08 – Nível Pavilhão.

Sobre a thyssenkrupp Industrial Solutions

A thyssenkrupp Industrial Solutions é um parceiro líder na engenharia, construção e serviços de plantas industriais e sistemas. Com base em mais de 200 anos de experiência, fornecemos plantas e componentes prontos para uso para clientes nas indústrias química, de fertilizantes, cimento, mineração e siderurgia. Como parceiro de sistemas para o setor automotivo, desenvolvemos soluções altamente especializadas para atender às necessidades individuais de nossos clientes. Cerca de 16.000 colaboradores em todo o mundo formam uma rede global com um portfólio de tecnologia que garante a produtividade e a eficiência de custo na maior extensão possível.

Sobre a thyssenkrupp

A thyssenkrupp é uma empresa industrial diversificada com ampla tradição no mercado de materiais e participação crescente no setor de bens de capital e serviços. Visando sempre o progresso sustentável, a empresa conta com mais de 161.000 colaboradores, em 78 países, que atuam com paixão e experiência tecnológica no desenvolvimento de produtos de alta qualidade, bem como em processos e serviços inteligentes para a indústria. Competência e comprometimento são a base de nosso sucesso. No ano fiscal de 2017/2018, a thyssenkrupp obteve o faturamento global de aproximadamente 42,7 bilhões de euros.

Desenvolvendo negócios no Brasil desde 1837, a thyssenkrupp emprega aproximadamente 8 mil colaboradores em todas as regiões do país nos segmentos automotivo, energia, infraestrutura, mineração, cimento, construção civil, química, petroquímica e defesa.

0
0