Financiamento do setor mineral e acesso ao mercado de capitais serão debatidos em evento organizado pelo IBRAM e o MME

Seminário, que ocorre no próximo dia 29/9, será virtual e gratuito

Novos instrumentos de captação de recursos financeiros para o desenvolvimento de projetos minerais no Brasil, via mercado de capitais, poderão ser um excelente caminho para atrair investimentos volumosos ao Brasil nas próximas décadas. O Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), em parceria com o Ministério de Minas e Energia (MME), está agindo para esse cenário se concretizar o mais breve possível, o que poderá estimular negócios em muitas cadeias produtivas, além da geração de renda, tributos e empregos.

No próximo dia 29 de setembro, das 9h às 13h, será realizado o seminário gratuito “Mineração: Financiamento e Acesso ao Mercado de Capitais”. O encontro virtual pretende reforçar a importância desta agenda e estreitar o relacionamento entre o setor mineral e o mercado de capitais, visando, especialmente, a ampliação das oportunidades de financiamento e a atração de novos investimentos.

As inscrições poderão ser feitas clicando aqui.

Secretário de Mineração, Alexandre Vidigal, será um dos palestrantes

A abertura do evento contará com a participação do Secretário de Geologia, Mineração e Transformação Mineral (SGM/MME), Alexandre Vidigal de Oliveira,  da Secretária-Executiva do MME, Marisete Dadald Pereira, e do Presidente do Conselho Diretor do IBRAM, Wilson Brumer. Além da palestra inicial “O Futuro do Investimento e as Oportunidades em Mineração”, a ser ministrada por Fernando Ferreira, Estrategista-Chefe e Head do Research da XP Investimentos, e Yuri Pereira, Analista de Research do setor de Mineração e Papel e Celulose da XP Investimento, o seminário será dividido em três painéis.

“É animador observar que um novo desenho de mudança cultural em termos de inserção da mineração no mercado financeiro nacional começa a ter suas primeiras formas traçadas. Há grandes oportunidades pouco exploradas pelo setor mineral para financiar o desenvolvimento e implantação de novos projetos, principalmente os pequenos e médio”, diz o Secretário Alexandre Vidigal.

Marisete Pereira e Alexandre Vidigal de Oliveira – crédito: divulgação

O primeiro painel, “Mercado de capitais – Brasil, Canadá e UK“, será moderado por Wilson Brumer e contará com Rogério Santana, Diretor da B3, Paulo Castellari, CEO Appian Capital Brazil, Marcelo Barbosa, Presidente da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), Guillaume Légaré, Head South America, Toronto Stock Exchange (TSX), e Chris Mayo, Head of Primary Markets of the Americas at the London Stock Exchange Group, além de um porta-voz de uma empresa mineradora. Serão debatidos, entre vários temas, a criação de um ecossistema de investimento de longo prazo e de risco em mineração e a necessidade de um arcabouço regulatório específico, a partir dos exemplos recentes.

O segundo painel, “Novos Mecanismos de Financiamento e Compromissos Socioambientais“, debaterá como os novos mecanismos de financiamento podem melhorar os compromissos socioambientais do setor e como atingir projetos de pequeno e médio portes. Ele será moderado pela Executiva da A10 Investimentos, Ana Cabral, e contará com a participação de especialistas nacionais e estrangeiros: Marco Antonio Fujihara, Expert in Climate Finance, ESG, Sustainable Finance, Ana Buchaim, Diretora da B3, Maria Luqueze, Diretora e Head do Brazil, UK Export Finance.

O terceiro e último painel, “Regulação e Financiamento“, discutirá temas como uso do título minerário como garantia, as necessidades de alterações normativas, como a resolução da Agência Nacional de Mineração (ANM) que trata dos novos conceitos de Recursos e Reservas e o registro de contratos de royalties e streaming. O encontro será moderado pelo Diretor do Departamento de Geologia e Produção Mineral do MME, Frederico Bedran Oliveira, e contará com a participação de Tomás Antônio Albuquerque de Paula Pessoa Filho, Diretor da Agência Nacional de Mineração (ANM), Luis Mauricio Azevedo, Presidente da Associação Brasileira de Pesquisa Mineral (ABPM), Flávio Ottoni Penido, Diretor-Presidente do IBRAM, Arão Portugal Country Manager da Amarillo Gold.


Serviço:

Seminário “Mineração: Financiamento e Acesso ao Mercado de Capitais”
Data: 29 de setembro de 2020
Horário: 9 às 13h
Clique aqui e faça sua inscrição.

CLIQUE AQUI E ACESSE TODAS AS INFORMAÇÕES SOBRE O EVENTO.

0
0