Horta comunitária beneficiará estudantes em Ipixuna

Uma comunidade engajada pode aproveitar as oportunidades existentes no seu meio e conquistar bons resultados. Um belo exemplo disso vem da Vila Maranhão, localizada em Ipixuna do Pará, que construiu uma horta comunitária a partir das culturas da terra, como cheiro-verde, alface, couve, cebolinha, pimentão, pepino e tomate. O espaço, localizado na Escola Aloísio da Costa Chaves, enriquecerá a merenda escolar, proporcionando uma alimentação balanceada e saudável aos alunos. A iniciativa conta com apoio da Imerys, mineradora de caulim, que fornece consultoria técnica para o projeto.

Adriana Corrêa, assistente de Projetos Sociais da Imerys, avalia que o apoio da empresa é importante em ações como essas, mas que a parceria da comunidade é essencial para indicar suas demandas e alinhá-las ao potencial que possui. “Foi exatamente isso que ocorreu na Vila Maranhão. Nas nossas reuniões de diálogo com a comunidade, os moradores mostraram um grande interesse pela horta, algo que já faz parte da cultura deles e acreditaram nos benefícios que iria trazer. Estamos felizes em ver concretizado esse trabalho feito a várias mãos. Ao longo do projeto vamos também dar orientações de educação ambiental para que tenham um maior cuidado com as florestas e rios”, afirma.

Na escola também foi montado um eco parque para as crianças, com materiais recicláveis que foram recolhidos na própria comunidade. Agora, os estudantes contam com um espaço recreativo e de interação. Para maioria das crianças, o parquinho foi novidade. “A Imerys é parceira e bastante participativa em nossas ações do dia a dia e sempre em contato perguntando como a escola está. Estou muito feliz porque nossa escola só tem a crescer e desenvolver cada vez mais com esse projeto”, acredita Roseane Pinheiro, professora dirigente da Escola Aloísio da Costa Chaves.


Horta comunitária beneficiará estudantes em Ipixuna, no estado do Pará – crédito: Imerys

Clique aqui e saiba mais sobre sustentabilidade no setor mineral.

0
0