IBRAM e mineradoras debatem evolução de metas para transformar a mineração brasileira

Até o dia 24/9 diversas mineradoras, especialistas no setor e o Instituto Brasileiro de Mineração (#IBRAM) participarão de seminário interno online para debater a evolução das metas estabelecidas na Carta Compromisso do IBRAM perante a Sociedade.

Este documento é a base de novas posturas do setor mineral para promover uma grande transformação, em busca de maior sustentabilidade e segurança operacional, entre outros objetivos. Foi apresentado publicamente na EXPOSIBRAM em setembro de 2019.

Acesse o documento clicando aqui.

Participaram da abertura do seminário o Presidente do Conselho Diretor do Instituto, Wilson Brumer, o Diretor-Presidente do IBRAM, Flavio Ottoni Penido, além do Secretário de Geologia, Mineração e Transformação Mineral do Ministério de Minas e Energia, Alexandre Vidigal de Oliveira, e o Presidente do Serviço Geológico do Brasil – CPRM, Esteves Colnago.

Abertura do seminário interno sobre a Carta Compromisso

A partir desses debates, o IBRAM tem a expectativa de organizar um plano de ação, com metas e métricas, para que toda a sociedade possa acompanhar a evolução dos trabalhos.

“A Carta Compromisso foi formulada com a contribuição de mais de 200 técnicos representantes de 25 companhias mineradoras. A partir de sua apresentação criamos em toda a sociedade, junto aos nossos stakeholders, uma grande expectativa sobre quais as atitudes que o setor iria tomar em resposta às tragédias decorrentes dos rompimentos de barragens. Neste seminário interno vamos revisitar a Carta apresentada há um ano, cientes de que muito do que está ali já apresentou avanços, mas queremos com essa nova discussão melhorar ainda mais”, disse Wilson Brumer.

Discussões sobre as metas relacionadas a Barragens e Estruturas de Disposição de Rejeitos

O Secretário Alexandre Vidigal elogiou a iniciativa articulada pelo IBRAM e suas mineradoras associadas: “este é um novo momento que mineração se propõe a viver. É uma fase muito enriquecedora e um privilégio poder compartilhar com todos aqui essa experiência (…) será um legado, uma marca na história da mineração e também na história deste país”.

O Diretor-Presidente do IBRAM, Flávio Penido, disse que o seminário será positivo para formular novas reflexões sobre os compromissos listados há um ano, de modo a, posteriormente, dar publicidade às metas (leia mais a seguir) para a sociedade conhece-las e saber que “o setor não ficou paralisado diante dos fatos negativos e trágicos e está agindo para atrair mais uma vez o respeito da sociedade”. Além da Carta Compromisso, ressaltou Penido, o IBRAM e as mineradoras estão à frente de outras iniciativas que visam melhorar os processos produtivos e o relacionamento do setor com a sociedade, como a implantação no Brasil da metodologia TSM – Rumo à Mineração Sustentável, oriunda do Canadá.

Painel dedicado ao tema Mitigação de Impactos Ambientais

4 temas debatidos no primeiro dia

Neste primeiro dia de seminário, alguns grupos de trabalho apresentaram as metas a serem atingidas em cada área destacada na Carta Compromisso: Saúde e Segurança Ocupacional; Barragens e Estruturas de Disposição de Rejeitos; Segurança Operacional; Mitigação de Impactos Ambientais.

O tema Segurança Operacional foi debatido no 1º dia do seminário interno

Carta Compromisso

A Carta esclarece a visão do IBRAM sobre como a indústria minerária irá construir o futuro da mineração e a mineração do futuro. É uma declaração pública de novos propósitos voluntários para a indústria minerária, com metas mensuráveis, verificáveis, reportáveis, críveis, alcançáveis e implementáveis. Este conjunto de propostas está relacionado a 12 áreas:

Segurança operacional;
Barragens e estruturas de disposição de rejeitos;
Saúde e segurança ocupacional;
Mitigação de impactos ambientais;
Desenvolvimento local e futuro dos territórios;
Relacionamento com comunidades;
Comunicação & reputação;
Diversidade & inclusão;
Inovação;
Água;
Energia;
Gestão de resíduos.

As mineradoras interessadas em aderir voluntariamente a esses compromissos estarão contribuindo decisivamente para o setor se transformar. Basta enviar mensagem para ibram@ibram.org.br.


Leia também

Mineradoras seguem em debate interno de novas metas para ampliar sustentabilidade

Seminário sobre Carta Compromisso é encerrado

#MineraçãodoBrasil

0
0