IBRAM lança consulta pública para Guia de Boas Práticas de Gestão de Barragens e Estruturas de Disposição de Rejeitos

O documento ficará disponível para análise e sugestões até 16 de agosto de 2019

O Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) disponibiliza, nesta terça-feira (16), a minuta do Guia de Boas Práticas de Gestão de Barragens e Estruturas de Disposição de Rejeitos para consulta pública durante um mês.

O objetivo da consulta é tornar a elaboração do Guia a mais democrática e participativa possível, permitindo que a sociedade opine de forma fácil e ágil.

A publicação é um projeto do Grupo de Trabalho (GT) de Barragens do Instituto, que agrega representantes de mineradoras, empresas de consultoria e pesquisadores. O IBRAM entende o documento como uma etapa importante para o fortalecimento das estratégias de sustentabilidade e de planejamento do setor mineral. “É um projeto completamente focado em gestão de segurança de barragem com diretrizes para quem atua no Brasil e às empresas que se reportam para fora do País em razão da interação com as bolsas de valores e certificações internacionais”, pontua o diretor de Assuntos Ambientais do IBRAM, Rinaldo Mancin.

Entre os tópicos abrangidos pela publicação estão barragens de rejeitos, de sedimentos, de água e pilhas de rejeitos. Além de apresentar as principais diretrizes do sistema de gestão de estruturas de disposição de resíduos minerais e contenção de água, serão expostas as melhores práticas em cada fase do ciclo de vida do projeto. “Por meio do Guia mostraremos os principais processos, papéis e responsabilidades de todos os autores envolvidos”, afirma Mancin.

Clique aqui e acesse o arquivo em pdf para leitura.

Para participar da consulta pública é necessário enviar suas sugestões para o e-mail consulta@portaldamineracao.com.br. O prazo para recebimento das propostas é até 16 de agosto. Participe!

4
0