ABNT publica atualização da NBR 13028

Tema de grande relevância para todo o setor mineral brasileiro, a atualização da NBR nº 13.028 (Mineração – Elaboração e apresentação de projeto de barragens para disposição de rejeitos, contenção de sedimentos e reservação de água – requisitos) foi publicada na última terça-feira (14.11) pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Essa revisão foi resultado de um processo de construção coletiva, coordenado pelo Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), que envolveu a participação de um amplo grupo de atores, do setor privado, academia, do governo e da sociedade, que teve início  em 2015 e conclusão em  novembro de 2017.

O diretor de Assuntos Ambientais do IBRAM, Rinaldo Mancin, destaca a relevância do tema para a atividade mineral no País e sua conexão com os avanços verificados no contexto regulatório do tema barragens, recentemente verificados no DNPM. “A mineração brasileira vem buscando a adequação de suas operações ao novo contexto regulatório. A nova norma diz respeito à introdução de melhorias nos processos de elaboração de projetos técnicos para barragens de rejeitos. Com ela, busca-se avanços visando ampliar às condições de segurança, operacionalidade, economicidade e desativação de projetos de barragens de rejeito, minimizando os impactos ao meio ambiente”, afirma.

NBR/ABNT nº 13.028

Esta Norma especifica os requisitos mínimos para elaboração e apresentação de projeto de barragens para disposição de rejeitos de beneficiamento, contenção de sedimentos e reservação de água em mineração, visando atender às condições de segurança, operacionalidade, economicidade e desativação, minimizando os impactos ao meio ambiente.

0
0