EXPOSIBRAM 2019 traz programação diversificada

Os novos negócios que a indústria da mineração pretende desenvolver no Brasil e em várias partes do mundo, ao longo das próximas décadas, serão expostos e debatidos nos quatro dias mais importantes para o setor na América Latina. A Expo & Congresso Brasileiro de Mineração (EXPOSIBRAM), organizada pelo Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), anuncia uma programação diversificada, que ocorre entre os dias 9 e 12 de setembro.

No primeiro dia, grandes nomes da indústria mineral, dirigentes de vários setores e políticos brasileiros e estrangeiros vão discutir os riscos e as oportunidades para o setor mineral durante o talk show “Cenário político e econômico, atração de investimentos no Brasil e no mundo”, que será mediado pela jornalista do Estúdio i da GloboNews e do Brazil Journal, Ana Flor. Estarão presentes o Ministro de Minas e Energia, Almirante Bento Albuquerque, o CEO da AngloGold Ashanti,  Kelvin Dushnisky, o Presidente da Mosaic Fertilizantes, Richard McLellan, e o Presidente da Nexa Resources, Tito Martins.

No segundo dia, o Congresso Brasileiro de Mineração terá a palestra “Perspectivas sobre o Cenário Econômico do Brasil”, ministrada pelo presidente da Petrobras S.A., Roberto Castello Branco. No mesmo dia, as políticas tributárias na mineração estarão em pauta durante painel que contará com a participação do professor da Universidade de São Paulo e advogado, Fernando Facury Scaff, do advogado do escritório William Freire Advogados, Paulo Honório de Castro Júnior, do advogado do escritório Pinheiro Neto Advogados, Adriano Drummond Cançado Trindade, da advogada do escritório Campos Mello Advogados, Rosana Gonzaga Jayme, e do sócio da Flesch e Barreto Advogados, Marcelo Mendo Gomes de Souza. O encontro será mediado pelo consultor jurídico do IBRAM, Fábio Figueiredo.

Gestão de barragens de rejeitos

O tema “O ‘estado da arte’ sobre as práticas em gestão de barragens de rejeitos” será um dos destaques do terceiro dia (11/09) do evento, que contará com a participação do presidente do International Council on Mining and Metals (ICMM), Tom Butler, o vice-presidente da Agnico Eagle Mines, Michel Julien, o presidente da Knight Piésold, Paul Ridlen, o diretor da Paterson & Cooke, Robert Cooke,  o diretor da Process Line Tailings System, Todd Wisdom e o diretor-presidente da Agência Nacional de Mineração (ANM), Victor Bicca. O professor André Assis, da Universidade de Brasília (UnB), fará a mediação do painel.

Os desastres ocorridos no Brasil, afetaram a imagem do setor e abalaram a todos que atuam na mineração. A temática será o foco do painel  “Desafios da reconstrução da reputação da mineração brasileira”, que contará com a presença da jornalista e escritora, Cristina Serra, da diretora executiva do Reputation Institute, Ana Luisa de Castro Almeida, do fundador da Agenda Pública, Sérgio Andrade, da especialista setorial do Banco Interamericano de Desenvolvimento, Natascha Nunes da Cunha, e do diretor do Mining Association of Canada (MAC), Ben Chalmers. O diretor de comunicação do IBRAM, Paulo Henrique Soares, coordenará o painel.

No último dia (12/09), o tema “O futuro da energia renovável e a mineração” estará na pauta das discussões. O debate terá a participação do diretor-presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII), Jorge Guimarães, do presidente da Sigma Lithium Resources, Calvyn Gardner, do Presidente da OXIS Energy Brasil, Huw W. Hampson Jones, e do sócio da McKinsey, Henrique Ceotto.  A mediação será da Daniele La Porta, do Banco Mundial.

Além do Congresso, a EXPOSIBRAM 2019 apresenta um espaço dedicado a firmar novos negócios e reforçar laços comerciais. Os participantes terão, mais uma vez, a oportunidade de ter acesso a uma completa vitrine de soluções tecnológicas e novidades relacionadas à Indústria Mineral durante os quatro dias na feira.

Mais informações sobre o evento, cotas de patrocínio, minicursos e inscrições estão disponíveis no site portaldamineracao.com.br/exposibram

Patrocínios

Até o momento, a EXPOSIBRAM conta com o patrocínio de: Nexa Resources (diamante), Vale (diamante), Anglo American (ouro), AngloGold Ashanti (ouro), Mosaic Fertilizantes (ouro), Kinross (prata), ArcelorMittal (bronze), Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (bronze), CMOC International Brasil (bronze), Dassault Systèmes(bronze), Geosol (Bronze), Gerdau (bronze) e Mineração Taboca (bronze).

Serviço:

Expo & Congresso Brasileiro de Mineração (EXPOSIBRAM)
Data: 9 a 12 de setembro de 2019
Local: Expominas – Belo Horizonte (MG)
Mais informações: www.portaldamineracao.com.br/exposibram
Secretaria Executiva (Ética Eventos): (31) 3444 – 4794

0
0