Grupo de estudos da Policia Militar de Minas Gerais visita o Mining Hub

Mining Hub recebeu a visita dos policiais militares do curso de Especialização em Gestão Estratégica de Segurança Pública (PMMG). O grupo teve a oportunidade de conhecer o espaço de inovação, inédito no mundo, a concepção do projeto; além disso, algumas startups do Hub puderam mostrar um pouco mais sobre cada solução em desenvolvimento. O encontro ocorreu no dia 19 de março.

Segundo o diretor de Comunicação do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), Paulo Henrique Soares, a visita foi excelente para mostrar um pouco mais sobre esse inovador projeto, voltado exclusivamente para a indústria da mineração, uma das atividades mais importantes da economia de Minas Gerais.

Para a professora do curso da PMMG, a visita foi muito proveitosa. “Conhecer o Mining Hub estimulou meus alunos a pensarem “fora da caixa” e, assim, o principal objetivo da disciplina que ministro foi atingido”, afirmou.

“A experiência de conhecer o trabalho das startups traz ao poder público a possibilidade de reconhecer alternativas de inovação, que podem estimular uma melhor prestação de serviços à sociedade mineira”, analisou Marcelo Ramos de Oliveira, aluno do curso e tenente coronel da PMMG.

Iniciativa apoiada pelo IBRAM, o Mining Hub reúne mineradoras, fornecedores, empreendedores, startups, pesquisadores, entre outros. Montado no WeWork da capital mineira, ele é aberto à participação de fornecedores e empreendimentos de inovação aplicada (startups, projetos acadêmicos e empresas de base tecnológica), que tiverem projetos voltados para a atividade.

O Hub da Mineração busca conectar os envolvidos para, inicialmente, estimular o desenvolvimento conjunto de soluções aos desafios das áreas de: eficiência operacional, fontes de energia renovável, gestão de água, gestão de resíduos e rejeitos, bem como saúde e segurança ocupacional (SSO).

As mineradoras participantes do Mining Hub são: Alcoa, Anglo American, AngloGold Ashanti, ArcelorMittal, Bahia Mineração, Bemisa, CBMM, CMOC, CSN, Ferrous, Gerdau, Kinross, J. Mendes, LGA Mineração e Siderurgia, Mineração Morro Verde, Nexa Resources, RHI Magnesita, Samarco, Mineração Usiminas, Vale e Yamana Gold.

Além das mineradoras, empresas da cadeia de fornecedores também participam do Hub da Mineração: Accenture, Clariant, Haver & Boecker,IHM Stefanini, ISQ, Lots Group, Outotec, Petronas, Sotreq, ThyssenKrupp, Neo ventures, IBRAM e We Work Labs.

0
0