IBRAM assume vaga de titular no CNRH


IBRAM conquista titularidade como representante do setor minero-metalúrgico do Conselho Nacional de Recursos Hídricos – crédito: divulgação

O Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) conquista a titularidade da vaga como representante do setor minero-metalúrgico do Conselho Nacional de Recursos Hídricos (CNRH) para o triênio 2018 – 2021. O Instituto faz parte do Conselho desde o ano 2000, quando foi implantado o Programa Especial de Recursos Hídricos (PERH). A eleição foi realizada em 19 de junho na sede do Ministério do Meio Ambiente (MMA), em Brasília. A primeira suplência será do Instituto Aço Brasil e a segunda da empresa Gerdau.

Para a gerente de Assuntos Aambientais do IBRAM, Claudia Salles, assumir a titularidade no conselho é uma oportunidade para “defender os interesses do segmento produtivo nas discussões relativas à formulação de políticas públicas na agenda de recursos hídricos”.

Desde 2000 o IBRAM se empenha em desenvolver ações para possibilitar uma visão estratégica quanto ao uso dos recursos hídricos. As associadas do Instituto podem participar de Fóruns Colegiados do Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos (SINGREH), que discutem a implementação da Política Nacional de Recursos Hídricos (PNRH). O IBRAM também tem trabalhado em conjunto com a Rede de Recursos Hídricos da Confederação Nacional da Indústria (CNI). Nela os integrantes discutem o aperfeiçoamento da regulação de fontes alternativas de abastecimento de água.

Conselho Nacional de Recursos Hídricos

O Conselho Nacional de Recursos Hídricos é um colegiado que desenvolve regras de mediação entre os diversos usuários da água, sendo assim, um dos grandes responsáveis pela implementação da gestão dos recursos hídricos no País. Por articular a integração das políticas públicas é reconhecido pela sociedade como orientador para um diálogo transparente no processo de decisões no campo da legislação de recursos hídricos.

O Conselho é composto por representantes dos ministérios e secretarias da Presidência da República com atuação no gerenciamento ou no uso de recursos hídricos, representantes indicados pelos Conselhos Estaduais de Recursos Hídricos, de usuários dos recursos hídricos e das organizações civis de recursos hídricos.

Conheça a publicação do IBRAM – “A gestão dos recursos hídricos e a mineração”: http://portaldamineracao.com.br/wp-content/uploads/2017/06/a-gestao-dos-recursos-hidricos-e-a-mineracao.pdf?x73853

Saiba mais em: http://www.cnrh.gov.br/

0
0