IBRAM CONIM oferece cursos voltados para aplicação das normas para controle de produção e embarques minerais

O Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), por meio do  Comitê para a Normalização Internacional em Mineração (CONIM), oferece este ano uma série de cursos nas modalidades aberto ou in company voltados para elaboração e aplicação das normas para controle de produção e embarques minerais.

O primeiro curso terá como tema “o uso do pacote estatístico R na amostragem de minério de ferro” e ocorrerá no próximo dia 24 de maio. Com duração de 8h, o curso tem o objetivo de capacitar os participantes a usar o pacote estatístico R para elaborar e monitorar planos de amostragens e interpretar a natureza da diferença de resultados de amostragens entre fornecedor (ponto de carga) e consumidor (ponto de descarga).

Mais informações em (31) 3223-6751 ou rejane.carvalho@ibram.org.br.

Confira o calendário completo de 2018:

  • 24 de maio – O uso do pacote estatístico R na amostragem de minério de ferro
  • 5 de junho – Análise granulométrica e determinação de umidade em minério de ferro, segundo normas ISO
  • 12 e 13 de junho – Química analítica aplicada: Princípios, técnicas e cálculos fundamentais
  • 19 de junho- Elaboração de relatórios técnicos: foco, conteúdo e forma
  • 16 de agosto – Noções básicas das normas ISO de amostragem e preparação de amostras de minério de ferro
  • 21 de agosto – O porquê da especificação química, física e metalúrgica do minério de ferro para sinterização, pelotização, alto-forno e redução direta
  • 11 e 12 de setembro –  Estatística básica para químicos
  • 27 de setembro – Espectrometria de raios-x fluorescentes – aplicações em mineração

IBRAM-CONIM

O IBRAM desenvolve desde 1994 um amplo programa de apoio à participação das empresas brasileiras produtoras de minério de ferro, minérios e concentrados de cobre e níquel e produtos primários de níquel nos trabalhos de desenvolvimento de normas técnicas ISO e ABNT. Este programa é coordenado pelo IBRAM-CONIM – Comitê para a Normalização Internacional em Mineração, sediado no IBRAM-MG.

Estas normas são de suma importância para os fornecedores e consumidores desses produtos, uma vez que são usadas para quantificar suas características de qualidade, sobre as quais se faz o cálculo de faturamento, prêmios e multas de cada carregamento na interface comercial.

0
0