Mineração brasileira será foco dos debates do CBMINA, a partir de 1º/8 em Belo Horizonte

A 9ª edição do Congresso de Minas a Céu Aberto e Minas Subterrâneas apresentará mais de 130 trabalhos técnicos para cerca de 300 congressistas

Para reforçar a importância de mão de obra qualificada e garantir o crescimento responsável da atividade minerária no País, o Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) realiza esta  semana, em Belo Horizonte (MG), a nona edição do Congresso Brasileiro de Minas a Céu Aberto e Minas Subterrâneas (CBMINA). O evento será realizado na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), entre os dias 1º a 3 de agosto, e a programação prevê apresentação de trabalhos técnicos, palestras e workshop.

Durante três dias, profissionais do setor mineral, do governo e da Academia vão mostrar caminhos para garantir o desenvolvimento e o crescimento da atividade minerária brasileira, bem como apresentar os avanços tecnológicos e as soluções de problemas adotadas pela indústria nas áreas de lavra a céu aberto e subterrânea. O evento é aberto também a universitários.

O Congresso é organizado desde a primeira edição em parceria com o Departamento de Engenharia de Minas da UFMG. Segundo o Professor Cláudio Pinto, coordenador Técnico do CBMINA, essa é uma excelente oportunidade para os futuros profissionais da mineração vivenciarem temas ligados às várias carreiras relacionadas à mineração e buscarem uma melhor preparação nas áreas específicas de interesse. “Nesta edição do CBMINA, o tema central vai abordar as barragens de rejeito e alternativas de deposição”, afirma.

Para o diretor-presidente do IBRAM, Walter Alvarenga, esse tipo de parceria com universidades garante benefícios para ambas as partes. “A aproximação das empresas com as universidades e com os centros de pesquisa faz com que se crie um elo capaz de gerar resultados imediatos, principalmente no que diz respeito à pesquisa aplicada e à capacitação de recursos humanos”, analisa. Para ele, esse evento vem se caracterizando, ao longo dos anos, como um dos mais importantes fóruns de discussão técnica sobre mina a céu aberto e subterrânea, meio ambiente, mineração e os aspectos econômicos e legais relacionados à atividade.

A cada edição, os trabalhos passam por uma rigorosa avaliação técnica. Os primeiros colocados são premiados. Em 2018 serão contemplados os três melhores trabalhos na Categoria “Estudantes de Cursos Técnicos e Graduação” e o melhor na Categoria “Profissional”.

Serviço:

CBMINA
Local: Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte (MG)
Data: 1º a 3 de agosto
Mais informações em http://www.portaldamineracao.com.br/cbmina ou pelo telefone (31) 3444 – 4794.

0
0