Participantes do IBRAM CONIM publicam artigo na revista científica Analytica

O trabalho foi escrito como base nos trabalhos executados para validar a norma ABNT NBR 16214:2013

Na busca pela inovação e melhores métodos analíticos, o Comitê para a Normalização Internacional em Mineração (CONIM) do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) publicou artigo na revista científica Analytica. Os autores são Eduardo Melo, gerente de Desenvolvimento e Laboratórios da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) e coordenador da Comissão de Amostragem de minério de ferro da ABNT, Bruno Soares, analista de Garantia da Qualidade SR da CSN e Luiz Paulo Serrano, engenheiro químico.

“Minério de Ferro: Avaliação de método alternativo para determinação de umidade” é o título do artigo publicado. O texto foi escrito com base nos trabalhos executados para validar a norma ABNT NBR 16214:2013 – Minérios de ferro – Método simplificado para a determinação do teor de umidade para controle de processo. “O material mostra, em detalhes e fundamentado em testes estatísticos, como o método para análise de umidade convencional e o método simplificado levam a resultados semelhantes em um tempo reduzido, permitindo um controle de processo produtivo mais rápido e eficaz”, explica Eduardo Melo. Com este estudo, tem-se, então, que os resultados obtidos por quaisquer um dos métodos são equivalentes e portanto, o método simplificado pode ser utilizado em substituição ao método de referência para os seus objetivos fim, como, por exemplo, o controle de umidade nos portos de forma a garantir que a umidade da carga não irá ultrapassar o TML (Total Moisture Limite ou Limite de Umidade Total) e assim, colocar a embarcação em risco.

Segundo Rejane Carvalho, coordenadora do CONIM, trabalhos técnicos de relevância para o setor de mineração vêm sendo desenvolvidos por profissionais especializados ao longo dos anos, por meio de  oportunidades e discussões específicas dos assuntos desenvolvidos no IBRAM-CONIM. Os resultados são apresentados em workshops internos das empresas, conferências internacionais como a World Conference on Sampling and Blending (WCSB), na  Associação Brasileira de Metalurgia (ABM), Materiais e Mineração, em revistas especializadas como Minério & Minerales, entre outros.

Sobre o IBRAM CONIM 

O IBRAM-CONIM – Comitê para a Normalização Internacional em Mineração tem sede no IBRAM-MG, coordena e fortalece a participação das empresas brasileiras no desenvolvimento de normas técnicas da ISO (International Organization for Standardization) e da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

As discussões sobre as normas ISO para minério de ferro são divididas em três comitês internacionais, que reúnem bianualmente em um país fornecedor ou consumidor de minérios. A partir dos esforços do IBRAM-CONIM, o Brasil tornou-se responsável por posições de liderança em pelo menos um terço dos órgãos técnicos destes comitês. O IBRAM-CONIM também coordena o envio de delegações política e tecnicamente preparadas a cada um desses encontros internacionais.

Além de atuação forte no setor de minério de ferro, o IBRAM-CONIM também defende os interesses da indústria mineral para minérios e concentrados de cobre, chumbo, zinco e níquel, bem como de ligas de níquel (especialmente ferroníquel). 

Sobre a Analytica

A Analytica é um periódico voltado para a Instrumentação e Controle de Qualidade Industrial que está há 16 anos no mercado científico nacional e é uma referência quando se fala do mercado laboratorial. São publicados bimestralmente artigos científicos de eminentes especialistas de laboratórios de controle de qualidade, metrologia e instrumentação de empresas e instituições de pesquisa e ensino públicos e privados, pesquisadores, químicos e cientistas.

0
0