Saúde e Segurança do Trabalhador norteiam discussões de seminário em Vazante (MG)


2º Seminário de Segurança em Mineração promovido pela Nexa Resources – crédito: divultação

A implantação de iniciativas voltadas à promoção da segurança e à saúde ocupacional é fundamental para o desenvolvimento das empresas. O setor mineral tem se dedicado constantemente a investir em alternativas para diminuir os principais riscos detectados no segmento. Nesse contexto, o Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), por meio do Programa Especial de Segurança e Saúde Ocupacional na Mineração (MINERAÇÃO), tem ampliado a cada ano sua atuação com a criação de Sistemas de Gerenciamento de Riscos, realização de treinamentos específicos, intercâmbios de boas práticas e desenvolvimento de banco de dados com informações estatísticas sobre acidentes específicos para o setor.

Em mais umas dessas ações, a coordenadora do Programa MINERAÇÃO, Cláudia Pellegrinelli, representou o IBRAM no 2º Seminário de Segurança em Mineração promovido pela Nexa Resources. O evento foi realizado nos dias 22 e 23 de agosto, em Vazante (MG), e reuniu mais de 200 pessoas.

A iniciativa reuniu empresas do setor de mineração para discussão de temas e práticas de atuação relacionadas à Segurança do Trabalho. Entre os principais assuntos abordados estiveram o papel da liderança, as respostas a emergências, o comportamento seguro, a gestão de riscos e crises e as novas tecnologias.

Claudia Pellegrinelli participou de duas mesas-redondas. A primeira, realizada na manhã do dia 22, tratou sobre o papel das lideranças na gestão de risco e contou também com a participação do consultor Diógenes Vale, o proprietário da RVK Assessoria Empresarial, Rubens Kuhll e o representante da Yamana Gold, Adriano José.


Coordenadora do Programa MINERAÇÃO, Cláudia Pellegrinelli – crédito: divulgação

Na tarde do dia 23, a coordenadora do Programa MINERAÇÃO promoveu o debate sobre o impacto do E-social para Saúde e Segurança Ocupacional com o médico do trabalho da OHS – Soluções em Seguranca e Saúde Ocupacional, Gustavo Nicolai, as novidades tecnológicas dos aplicativos em SST com o representante da Erplan, Edmar Resende e outros temas associados com a ArcelorMittal Mineração, representada por Christiano Ferreira, e a PH Transportes, Rogerio Abdalla.

Pellegrinelli conta que os debates foram extremamente esclarecedores e abordaram, entre eles, o Nexo Técnico Epidemiológico Previdenciário (NTEP), metodologia que visa identificar as doenças e acidentes relacionados à prática de determinada atividade profissional. “A participação do IBRAM em um evento dessa natureza demonstra o empenho do setor com a Saúde e a Segurança ocupacional. Nos comprometemos a colaborar, em 2019, com a organização da terceira edição”, finaliza.

Na oportunidade, diversas empresas associadas ao IBRAM como Usiminas, Epiroc, Anglo American, Votorantim Cimentos, Yamana Gold, Mineração Caraíba, Ferbasa, Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), AngloGold Ashanti, ArcelorMittal, Kinross, Vale, Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM), CMOC, Mosaic Fertilizantes e Alcoa apresentaram cases de sucesso relacionados às temáticas.


2º Seminário de Segurança em Mineração promovido pela Nexa Resources – crédito: divultação

0
0