Sobre

IBRAM / Sobre

O Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), uma organização nacional privada e sem fins lucrativos, representa as empresas e instituições que atuam no setor mineral em busca do estabelecimento de um ambiente favorável aos negócios, à competitividade e ao desenvolvimento sustentável. Para fomentar a inovação no setor, bem como a difusão das melhores práticas e tecnologias disponíveis no mercado, elabora debates, eventos, estudos, pesquisas e estatísticas relativos à economia mineral, tributação, legislação, tendências, riscos e oportunidades e outros temas associados às atividades desempenhadas pela indústria mineraria.

Fundado em 10 de dezembro de 1976, o IBRAM construiu credibilidade nos cenários político, econômico e social, em razão de sua atuação ética e experiência técnica. Com foco na promoção do desenvolvimento sustentável e na difusão das melhores práticas de segurança e saúde ocupacional, o IBRAM representa as principais empresas e instituições ligadas ao setor mineral.

Considerado o porta-voz da Mineração Brasileira, o Instituto reúne mais de 130 associados que, direta ou indiretamente, fazem parte da atividade mineral brasileira. São mineradoras, entidades de classe patronais, empresas de engenharia mineral, ambiental, de geologia, fabricantes de equipamentos, centros de tecnologia, bancos de investimento, entre outros.

Divulgar e incrementar a capacidade tecnológica e de recursos humanos empregados na mineração também são missões do Instituto. Além de defender a sustentabilidade, o respeito ao meio ambiente e aos recursos hídricos, o IBRAM visa sempre à melhoria da qualidade de vida da sociedade, em particular, das comunidades onde existe atividade minerária e das populações que estão mais próximas ou diretamente relacionadas às minas.

Destaca-se, ainda, sua atuação junto a diferentes segmentos econômicos e atores públicos, como os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, tanto no plano federal como no estadual, Organizações Não Governamentais (ONGs), entidades empresariais e de trabalhadores para fortalecer a confiança da sociedade brasileira no trabalho realizado por profissionais e empresas mineradoras.

O IBRAM relaciona-se também com organismos e entidades no exterior. É associado ao ICMM (International Council on Mining & Metals/Conselho Internacional de Mineração e Metais), com sede na Inglaterra.

Endereços do IBRAM

IBRAM – BRASÍLIA
SHIS QL.12 CONJUNTO 0 (ZERO) CASA 04 – Lago Sul – Brasília (DF) – CEP:71.630-205
Tel: (61) 3364-7272 / (61) 3364-7200

IBRAM – MINAS GERAIS
Rua Alagoas, 1270, 10º andar – Funcionários – Belo Horizonte – MG CEP:30130-168
Tel: (31) 3223-6751

IBRAM – AMAZÔNIA
Travessa Rui Barbosa, 1536 – B. Nazaré – Belém – PA
Tel: (91) 3230-4066 Fax: (91) 3349-4106 CEP: 66035-220

Principais atividades 

  • Defender os interesses comuns do setor mineral junto ao Poder Público (Executivo, Legislativo e Judiciário) em Brasília e nos estados e municípios mineradores;
  • Antecipar riscos e tendências no campo regulatório – no cenário nacional e internacional – que possam ameaçar a competitividade da mineração brasileira e atuar de forma proativa no processo de construção de políticas públicas;
  • Promover na indústria mineral brasileira o desenvolvimento sustentável, as melhores práticas de saúde e segurança ocupacional nos ambientes de trabalho, a responsabilidade social corporativa e o engajamento efetivo das comunidades nos territórios onde a mineração atua;
  • Elaborar estudos, pesquisas e estatísticas relativos à economia mineral, tributação, legislação trabalhista, inovação, tendências, riscos e oportunidades e outros temas associados às atividades desempenhadas pela indústria de mineração;
  • Fomentar a inovação mineral brasileira, bem como a difusão das melhores práticas e tecnologias disponíveis, de modo a ampliar a competitividade da mineração de forma sustentável;
  • Atuar subsidiariamente nas ações de normalização com foco em ampliar a competitividade dos minérios brasileiros no mercado internacional;
  • Promover feiras, congressos, seminários e outros eventos, visando a divulgação e a expansão da Indústria Mineral brasileira, fomentando o intercâmbio de conhecimento e o desenvolvimento da cadeia produtiva da mineração.

Eventos

EXPOSIBRAM

A cada dois anos a cidade de Belo Horizonte (MG) torna-se um grande centro de debates sobre Mineração com a EXPOSIBRAM e o Congresso Brasileiro de Mineração. Organizada pelo IBRAM, com o patrocínio de grandes empresas, a EXPOSIBRAM é, atualmente, a maior vitrine para as empresas gerarem negócios na atividade minerária. Já o Congresso Brasileiro de Mineração revela as tendências do segmento.

A EXPOSIBRAM e o Congresso Brasileiro de Mineração são dois dos mais importantes eventos mundiais relacionados à cadeia produtiva da mineração Os eventos reúnem as principais companhias mineradoras com atuação global e nacional, fornecedores de máquinas, equipamentos e serviços, representantes de instituições de pesquisa e universidades, delegações empresariais e governamentais de diversas nações, autoridades brasileiras e estrangeiras, entidades de classe, empresas e autarquias ligadas ao setor público, além de importantes executivos e especialistas de vários segmentos para a discussão de temas relacionados à indústria mineral nacional e internacional.

EXPOSIBRAM AMAZÔNIA e o Congresso de Mineração da Amazônia 

Realizados a cada dois anos no Pará, enfatizam o desenvolvimento sustentável da Indústria da Mineração na Região Norte do Brasil. Enquanto as empresas e instituições públicas e privadas exibem seus produtos, serviços e oportunidades de negócios na EXPOSIBRAM AMAZÔNIA, executivos e especialistas em mineração, integrantes da Academia e autoridades de vários países participam de debates no Congresso relacionados aos rumos da mineração na Amazônia. Os eventos, que reúnem parceiros locais, como a Federação das Indústrias do Estado do Pará (FIEPA, são portas de acesso para a promoção de novos negócios em um promissor mercado para empresas de todo o Brasil e do exterior: fornecedores de insumos, consultores, prestadores de serviços e também parceiros comerciais.

Direito Minerário 

Realizado a cada dois anos pelo IBRAM em parceria com o Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) e com a Escola de Advocacia Geral da União, o Congresso Internacional de Direito Minerário (DIRMIN) é uma grande oportunidade para promover a integração entre as carreiras jurídicas do Estado e àquelas ligadas ao setor mineral e a outros segmentos produtivos. O público-alvo abrange diversas categorias. Entre elas, os integrantes das carreiras jurídicas de Estado, nos mais diversos níveis hierárquicos, dirigentes e consultores jurídicos do setor mineral, como sócios dos mais renomados escritórios de advocacia do Brasil e de vários países, representantes de entidades de classe, além de executivos e técnicos dos ministérios e de órgãos que desenvolvem políticas voltadas a esse segmento.

CBMINA 

Realizados a cada dois anos em Belo Horizonte (MG) o Congresso Brasileiro de Mina a Céu Aberto e o Congresso Brasileiro de Mina Subterrânea – CBMINA estão entre os mais importantes fóruns de discussão relacionados a lavras a céu aberto e subterrâneas, bem como aos desdobramentos da atividade nos campos social, econômico, legal e ambiental. O evento reúne simultaneamente grandes nomes da Indústria da Mineração e também estimulam a disseminação de pesquisas por membros da Academia e por profissionais de pequenas e grandes mineradoras, premiando os melhores trabalhos. O CBMINA também é palco de debates de alto nível técnico, além de espaço para apresentações de novas proposições voltadas à evolução da atividade mineral brasileira. O CBMINA é organizado por meio de parceria entre o IBRAM e a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Clique aqui e acesse o Estatuto Social do IBRAM.

Clique aqui e acesse o Código de Ética e Conduta do IBRAM.

Presidentes do IBRAM

Grandes nomes da mineração brasileira já passaram pelo Instituto e deixaram suas marcas e contribuições. Já exerceram a presidência do IBRAM:

  • Hélio Pentagna Guimarães: 1977
  • Henrique Anawate: 1978/1979
  • Henrique Guatimossim: 1979/1980
  • João Sérgio Marinho Nunes: 1980/1982
  • Luis de Oliveira Castro: 1982/1984
  • Sérgio Jacques de Moraes: 1984/1986
  • João Sérgio Marinho Nunes: 1986/1990
  • Cyro Cunha Melo: 1990/1992
  • João Sérgio Marinho Nunes: 1992/2001
  • Edmundo Paes de Barros Mercer: 2002/2006
  • Paulo Camillo Vargas Penna: 2006/2012
  • Rinaldo Mancin: Janeiro de 2012/ Março 2012 (Presidente Interino)
  • José Fernando Coura: 2012/ 2016
  • Walter B. Alvarenga – Diretor-Presidente – 2017 – atual presidente

Hélio Pentagna Guimarães

1976 - 1978

Henrique Anawate

1978 - 1979

Henrique Guatimossim

1979 - 1980

Neuclayr Martins Pereira

1980

João Sérgio Marinho Nunes

1981 - 1982

Luis de Oliveira Castro

1983 - 1984

Sérgio Jacques de Moraes

1985 - 1986

João Sérgio Marinho Nunes

1987 - 1990

Cyro Cunha Melo

1991 - 1994

João Sérgio Marinho Nunes

1994 - 1999

Edmundo Paes de Barros Mercer

1999 - 2000

João Sérgio Marinho Nunes

2000 - 2002

Edmundo Paes de Barros Mercer

2002 - 2006

Paulo Camillo Vargas Penna

2006 - 2012

José Fernando Coura

2012 - 2017

Walter B. Alvarenga

Atual Presidente do IBRAM