Workshop debate ações sustentáveis do setor mineração em MG

O Sindicato da Indústria Mineral de Minas Gerais  (SINDIEXTRA), junto com a Secretaria de Geologia, Mineração e Transformação Mineral do Ministério de Minas e Energia (MME), o Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) e a Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig), realizou no dia 30/10, na Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG), o workshop “Mapeando os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) na Mineração Brasileira”.

O evento é parte de um projeto que está sendo coordenado pelo MME e pelo setor produtivo com o propósito de levantar as ações das mineradoras que sejam convergentes com os ODS e, com isso, traçar um panorama dessa atuação no território nacional. “A mineração, pela própria natureza da atividade, normalmente se desenvolve em locais de pouca ou nenhuma infraestrutura, e por isso a indústria precisa promover iniciativas que viabilizem sua operação. Em virtude dessa característica, o setor mineral já pratica quase todos, se não todos os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável propostos pela ONU”, afirmou o diretor do SINDIEXTRA, Cristiano Parreiras. O que falta, segundo ele, é dar visibilidade a essas ações. “Temos o desafio de mostrar como a mineração brasileira atua nos ODS”, completou.

A diretora de Desenvolvimento Sustentável na Mineração do MME, Maria José Salum, informou que o programa constará com seis workshops – sendo cinco estaduais (MG, GO, BA, PA, SP) e um nacional, em Brasília –, a partir dos quais será elaborado um documento que retrata a atuação das empresas mineração nos ODS e analisa a convergência dessas ações para o desenvolvimento sustentável local e regional.

A documentação a ser encaminhada pelas empresas participantes do Seminários devem ser enviadas diretamente para o e-mail: maria.salum@mme.gov.br

Sindiextra

0
0