Imerys participa de seminário nacional sobre mineração e comunidades

Realizado em Belo Horizonte, entre os dias 16 e 17 de julho, o evento reuniu mineradoras de todo o país para discussões sobre o rumo da atividade

O desenvolvimento econômico e social das comunidades próximas a empreendimentos do setor mineral torna-se, cada vez mais, prioridade na atuação das empresas. Desde a sua implantação, a Imerys, mineradora que opera a maior planta de beneficiamento de caulim do mundo, reforça seu compromisso com a população paraense. E, com o intuito de trocar experiências e aprendizados sobre os mais de 20 anos de relacionamento com as comunidades, a empresa participou do 4º Seminário Mineração &/X Comunidades, em Belo Horizonte (MG).

Durante o evento, a Imerys participou dos painéis “Mineração e ODS” e “O que vai ser do futuro: construir legados a partir da mineração”. Na primeira apresentação, Juliana Carvalho, coordenadora de Comunicação e Relações com a Comunidade da Imerys, apresentou algumas iniciativas da mineradora alinhadas à responsabilidade social e aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas.

“Atualmente, atendemos 19 comunidades da região com 12 projetos e observamos que todas as atividades estão alinhadas às ODS’s. Uma das principais ações é a Casa Imerys, relacionada à ODS 4 – Educação de Qualidade, que desenvolve iniciativas que atendem todas as faixas etárias, principalmente crianças e jovens”, reforçou a coordenadora.

O diretor administrativo da Imerys, Paulo Serpa, destacou o cenário da mineração no país e a importância do diálogo entre os diversos atores para o futuro do setor. No caso das relações com as comunidades, Serpa também reforçou que é necessário a aplicação de metas e o desenvolvimento constante de conversas mais próximas entre as empresas e o público para desenvolverem ações justas e que atendam cada setor.

“Estamos em um cenário onde o setor mineral passa por uma transformação, principalmente nas relações com as comunidades. As ODS’s são uma das possibilidades para este diálogo entre as empresas e a sociedade, pois cada caso é um caso, e estes objetivos são capazes de iniciar este debate”, afirmou o diretor.

Casa Imerys – Uma das principais iniciativas da mineradora é a Casa Imerys, polo referencial de projetos sociais voltados para o incentivo à educação, geração de renda, empreendedorismo sustentável e saúde. Anualmente, são atendidas cerca de 10.000 pessoas em todos os projetos sociais da empresa. Na Casa Imerys, a mineradora promove cursos de qualificação profissional, inclusão digital, reforço escolar, oficinas de dança, dentre outras atividades.

“A capacitação profissional vai nos abrir as portas para o mercado e incrementar nossa renda. Para mim, será muito bom, pois ajudará a pagar minha faculdade de pedagogia”, destacou a manicure Denise Cerqueira, moradora da Vila Oliveira, em Ipixuna do Pará, e uma das beneficiadas pela atuação da Casa Imerys.

1
0