Inscrições abertas para o Simpósio do Ouro e Metais Nobres em Minas Gerais

Estudos do Conselho Mundial do Ouro (World Gold Council – WGC) apontam que a expansão da classe média na China e na Índia, combinada ao crescimento econômico mais amplo terá um impacto significativo sobre a demanda do ouro. Nesse contexto, a cidade de Belo Horizonte (MG) receberá nos dias 8 e 9 de novembro de 2018 o “Simpósio do Ouro e Metais Nobres em Minas Gerais”. Promovido pela Sociedade Brasileira de Geologia (SBG), o evento conta com o apoio do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM). As inscrições estão abertas (www.sbg-mg.org.br) e as vagas são limitadas.

Os estudos apontam ainda que questões ambientais, sociais e de governança desempenharão um papel cada vez mais importante na remodelação de métodos de produção na mineração. A indústria mineral deverá se reinventar para manter o volume de produção nos próximos 30 anos. E é nesse contexto que a SBG-MG promoverá uma série de debates relacionados ao assunto.

Temas como a importância do ouro como fator de desenvolvimento econômico da Europa (Inglaterra e Portugal), sua importância para a arte barroca, incluindo os 200 anos de Aleijadinho estarão em pauta. E, entre os principais aspectos econômicos que serão apresentados, está o questionamento do uso do metal como reserva de valor.

Além disso, a utilização nos setores de energia, saúde e tecnologia deverá continuar a evoluir ao longo das próximas décadas. Com a procura pelo minério em alta, já estão disponíveis aplicativos móveis para investimento em ouro, que permitem compras, vendas e investimentos em ouro, se desenvolverão rapidamente.

Marcelo Ribeiro Tunes, Diretor de Assuntos Minerários do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), afirma que estimativas do Instituto apontam que em 2017 foram produzidas no País 86 toneladas do metal. “O ouro é estratégico para a balança mineral brasileira e o consumo tende a crescer nos próximos anos. Estudar e estar atento a esse mercado é fundamental para os profissionais e estudantes ligados ao setor”, finaliza.

No evento, grandes entidades e empresas do setor geológico/mineral, como Serviço Geológico do Brasil, AngloGold Ashanti, Jaguar Mining e Kinross mostrarão um pouco mais sobre suas minas de ouro, assim como as novas fronteiras com seus aspectos geológicos, de lavra e beneficiamento.  Também estará em pauta a indústria de joalheria, o licenciamento ambiental, prospecção, pesquisa além dos avanços nos métodos geofísicos e químicos.

Clique aqui e confira a programação do evento.

Serviço:

“Simpósio do Ouro e Metais Nobres em Minas Gerais”
Data: 8 e 9 de novembro de 2018
Local: Belo Horizonte (MG)
Informações: www.sbg-mg.org.br / sbgmg@sbg-mg.org.br/ (31)3224.4097.

0
0