Instituto Alcoa fortalece sua atuação em educação e inicia nova turma do Programa ECOA

Pelo sexto ano consecutivo, Instituto Alcoa, Secretarias Municipais de Educação e Evoluir firmam parceria para promover educação participativa e inovadora

A educação – fator central para o desenvolvimento do país e a diminuição das desigualdades – sempre foi foco de atuação do Instituto Alcoa nestes 29 anos de trabalho no país, e em 2019, se fortalece ainda mais, com o direcionamento de esforços e convergência de ações para esta causa.

A proposta é conectar esta frente a agendas globais, com destaque para o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 4: “assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todas e todos”.

Alinhado a esta perspectiva, o Programa ECOA – Educação Comunitária Ambiental – realizado pelo Instituto desde 2014 – entra em seu sexto ano de execução, consolidando um ciclo de trabalho e aprendizados nos municípios de Juruti/PA, Poços de Caldas/MG e São Luís/MA. A iniciativa é realizada em parceria com a Evoluir e as Secretarias de Educação dos territórios.

O objetivo é fortalecer a cultura de sustentabilidade escolar nos municípios, por meio da realização de atividades com alunos e professores que incentivem a participação comunitária na construção de sociedades sustentáveis, e estimulem formas alternativas de educação socioambiental.

O programa retoma suas atividades agora em maio, com formação de professores, acompanhamento pedagógico nas escolas, realização das Missões ECOA e distribuição de materiais pedagógicos. As escolas participantes do ciclo de 2014 a 2016 são convidadas a fazerem parte da Rede ECOA e indicam representantes para participarem do curso de formação.

Para o presidente do Instituto Alcoa, Fausto Cruz, o Programa ECOA contribui com a missão de promover coletivamente a educação e o desenvolvimento dos territórios nos quais a Alcoa atua, visando que sejam cada vez mais inclusivos e menos desiguais. “O ECOA apresentou resultados expressivos nos últimos cinco anos, que nos motivam a dar continuidade à esta iniciativa e promover transformações em toda a comunidade escolar”, disse.

No ano passado, mais de 6.800 estudantes e 250 professores participaram do Programa ECOA. Ao todo, 100 educadores e 287 crianças foram certificados na Formação e nas Missões ECOA, respectivamente. Foram realizados 31 projetos escolares e entregues 750 livros e 15 jogos de tabuleiro gigantes às quinze escolas participantes.

Programa ECOA em Poços de Caldas

Nos dias 7 e 8 de maio acontecerão a reunião de alinhamento com a Secretaria da Educação e o Encontro de Engajamento com as escolas dos ciclos I e II, como retomada das atividades do Programa ECOA 2019. As escolas do Ciclo II são: Antônio Sérgio Teixeira, José Mamud Assan, Professor Júlio Bonazzi, Sérgio de Freitas Pacheco e Wilson Hedy Molinari.

Programa ECOA em São Luís (Alumar)

No dia 22 de abril foi realizada a reunião de alinhamento com a Secretaria da Educação e no dia 23, o Encontro de Engajamento com as escolas dos ciclos I e II, como retomada das atividades do Programa ECOA 2019. As escolas do Ciclo II são: UEB Amaral Raposo, UEB Antoninho Baldez, UEB José Augusto Mochel, UEB Professora Rosilda Cordeiro e UEB Uruati.

Programa ECOA em Juruti

No dia 29 de abril foram realizadas reunião de alinhamento com a Secretaria da Educação e Encontro de Engajamento com as escolas dos ciclos I e II, como retomada das atividades do Programa ECOA 2019. As escolas do Ciclo II são: Escola Getúlio Vargas, Escola Gregório de Araújo, Escola Nossa Senhora da Saúde, Escola Batista e Escola Rosa de Sarom.

Sobre o Programa ECOA

O Programa ECOA é uma iniciativa do Instituto Alcoa, em parceria com as Secretarias de Educação Municipais e a Evoluir. O Programa tem como objetivo fomentar a participação comunitária na construção de sociedades sustentáveis, por meio de processos de educação socioambiental voltados para valores humanos, conhecimentos, habilidades e atitudes. Desde 2014, o Programa já contou com a participação de 49 escolas, mais de 58 mil estudantes e 733 professores, realizando mais de 290 projetos, como hortas, bibliotecas comunitárias, parquinhos, mutirões de limpeza, campanhas públicas de conscientização ambiental, entre outros.

Sobre o Instituto Alcoa

Fundado em 1990, no Brasil, o Instituto Alcoa é uma entidade sem fins lucrativos, que tem o propósito de transformar coletivamente os territórios em que a Alcoa está presente, a fim de torná-los mais inclusivos e menos desiguais. Para isso, o Instituto Alcoa promove iniciativas em educação e geração de trabalho e renda, causas estruturantes para o desenvolvimento de uma sociedade mais justa, além de incentivar a participação social e o diálogo em torno das causas como forma de mobilização para o engajamento. Sua atuação se conecta às políticas públicas e agendas de interesses globais, como os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

0
0